Artes

Após participação nos EUA, Duo Cancionâncias se apresenta hoje

Paula Maciulevicius | 09/07/2016 07:34
O Duo Cancionâncias chega a Campo Grande pelo programa Sesc Partituras. (Foto: Raul Delvizio)
O Duo Cancionâncias chega a Campo Grande pelo programa Sesc Partituras. (Foto: Raul Delvizio)

Neste sábado, tem apresentação para lá de especial no Teatro Prosa do Sesc Horto. O Duo Cancionâncias chega a Campo Grande pelo programa Sesc Partituras, depois de participar da última edição do Guitar Foundation of America (GFA), o mais consagrado evento de música erudita dos Estados Unidos. A dupla, que inclui um campo-grandense, vem consolidando desde 2007 no cenário musical brasileiro e o concerto desta noite é com entrada franca, a partir das 20h.

O repertório do recital compreende ​um conjunto ​de obras ​selecionadas pelo acervo online do Sesc Partituras, que coincidentemente, configuram um rico panorama da produção nacional para canto e violão.

A dupla vem consolidando desde 2007 no cenário musical brasileiro. (Foto: Raul Delvizio)

De forma didática, as músicas são antecipadas por breves explicações da dupla. Canções dos primórdios da modinha, passando pelo lundu, até chegar a cristalização da identidade nacional remetem às lendas, os costumes e regionalismos, entre dramaticidade e modernidade. O resultado é um espetáculo de alta qualidade musical que convida seus ouvintes a uma viagem pelo o que há de mais rico e belo na música erudita brasileira.

​O Duo - Formad​o​ pela soprano Manuelai Camargo e pelo violonista de Campo Grande, Cyro Delvizio – ambos mestres em música pela UFRJ –, o Duo se dedica à difusão do repertório da música brasileira e latino-americana do final ao início do século 20, com atenção especial aos compositores contemporâneos, como Edino Krieger e transcrições de obras originalmente escritas para canto e piano.

Entre as apresentações, destacam-se séries que abarcam diversos gêneros da canção brasileira, além de recitais em programas de rádio e TV pelo Brasil e México. Manuelai e Cyro seguem carreiras solo além do trabalho desenvolvido em conjunto. Em 2013, o Duo lançou seu primeiro CD – "Saudades" – dedicado justamente na música brasileira da virada dos séculos XIX e XX.

O Teatro Prosa do Sesc Horto fica na rua Anhanduí, 200, Centro. Informações pelo telefone 3311-4300.

Em 2013, o Duo lançou seu primeiro CD – "Saudades". (Foto: Raul Delvizio)
Nos siga no