Artes

Aberta exposição que celebra os 64 anos do jornal O Progresso

Francisco Júnior e Leonardo Rocha | 16/09/2014 09:42
Dona do jornal, Adiles Torres, acompanhada do governador André Puccinelli)
Dona do jornal, Adiles Torres, acompanhada do governador André Puccinelli)

Foi aberta nesta manhã (16) a exposição que celebra os 64 anos do jornal O Progresso de Dourados. A mostra, que apresenta 52 capas do diário, é realizada no saguão da Assembleia Legislativa, em Campo Grande. Uma solenidade marcou o início da exposição e teve a presença da proprietária do jornal, Adiles do Amaral Torres, e do governador André Puccinelli (PMDB).

A exposição poderá ser conferida na Assembleia até o próximo dia 19, de lá as capas serão expostas na Unigran, UCDB, UFMS, Uniderp e por último no Centro Cultura José Otávio Guizzo.

Em todos os eventos terão artistas regionais fazendo apresentações. O curador da mostra, Jonir Figueiredo, conta que a exposição tem a intenção de levar as informações e publicações do O Progresso, tanto par ao meio acadêmico, quanto para o público de Campo Grande, já que o jornal completa 64 anos e faz parte da cultura e da história do Estado.

Ele explica que a escolha das capas foi feita por professores de história da UFGD, que levaram em consideração a relevância dos assuntos ao logos dos 64 anos de fundação do jornal.

June Torres, diretora executiva do O Progesso, afirma que a ideia surgiu quando o jornal começou a passar pelo processo de digitalização. Segundo ela, foi constatado a importãncia dessas capas para o Estado e que esse conteúdo deveria ser acessível ao público em geral, por isso realizaram parcerias com a Assembleia e universidades para a fazer a divulgação. “ O mais difícil foi selecionar as capas, pois tinham um material de qualidade”, comentou.

A diretora presidente do jornal, Adiles do Amaral Torres, ressaltou que o jornal começou com seu marido, em 1951, em Dourados. Para ela, a exposição é um resgate da história do Estado contando todo o processo de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “ É uma satisfação nesse momento realizar uma exposição para divulgar todo esse trabalho realizado”, completou.

O governador André Puccinelli (PMDB) disse que o jornal O Progresso é um dos bons diários de Mato Grosso do Sul e que tem muita tradição no município de Dourados. “ Quero parabenizar a dona Adiles e suas filhas pelo trabalho realizado e por essa exposição. O jornal sempre foi um veículo em que eu respeito por sua independência e por fazer parte da boa imprensa do Estado. Por isso é que eu vim prestigiar esse evento”, ressaltou Puccinelli.

Nos siga no