Arquitetura

Site vende fundesign de criadores locais, depois de passar por votação

Ângela Kempfer | 01/02/2012 11:00
Fernando Rodrigues, um dos sócios da Uzínga.
Fernando Rodrigues, um dos sócios da Uzínga.

O comércio eletrônico cresce e as novas idéias se proliferam na internet. Em Campo Grande, há um mês a Uzínga colocou no ar um projeto que ao mesmo tempo incentiva os designers locais e ganha dinheiro.

Os criadores enviam o desenho de um produto ou ilustração, a equipe da Uzínga avalia e coloca a idéia em votação na internet. Quem atinge uma boa nota, tem a produção e a venda garantidas, além de ganhar prêmio e bônus para consumo na página.

Em janeiro, 16 produtos do tipo fundesign são comercializados, no estilo da rede Imaginariun, criações vindas até de Santa Catarina.

São 8 tipos de almofadas, 3 luminárias, porta-retratos, porta-chaves, relógio, sacolas do tipo ecobag, cofre e camisetas. O relógio era diferente, para fixar na geladeira, e em uma semana as 15 unidades foram vendidas a R$ 69,90.

A proposta não é completamente original, já é usada para vender camisetas, por exemplo, mas no ramo de presentes não há nada ainda de sucesso no Brasil.

Para a Uzínga ser criada na internet, foram necessários 12 meses de planejamento, diz um dos sócios, Fernando Rodrigues. Ex-consultor do Sebrae, formado em Administração de Empresas, ele acredita no projeto porque atende ao público conhecido como consumidor 2.0, o ligado na internet e participativo.

Relógio de geladeira esgotou em uma semana. Além das horas, tem espaço para recadinhos.

Outro ponto positivo é o número de criadores ansiosos para expor o que produzem. “Só no primeiro mês, recebemos propostas de mais de 30 artistas”.

A maioria enviada é ilustração, para impressão em camisetas, almofadas e objetos.

A partir de fevereiro, a Uzínga começa uma campanha para estimular as propostas de desenho industrial. “Queremos mais sugestões de objetos exclusivos, que nunca ninguém inventou”, explica Fernando.

Um exemplo já exposto no site é o cofre em formato de copo de tulipa com cerveja, que custa R$ 29,95. A compra é diretamente pela internet, com possibilidade de pagamento com cartões de débito ou crédito.

Para participar com ilustração, o interessado deve inscrever algo inédito e original. O desenho deverá ser acompanhado do produto onde se pretende estampar. Devem ter no máximo 5 cores sólidas, sem efeito de sombras.

Já as propostas de produtos devem utilizar materiais como plásticos (menos plástico transparente), espumas, borrachas, acrílico, madeira, metais (não moldados), vidros e espelhos (planos), papel, tecidos, lona, couro e é permitido uso complementar de tecnologia já existente, como pen drive e relógio.

A capacidade é de produção de até 4 novas ilustrações por mês e 2 produtos novos. No dia 5 de fevereiro, quando a Uzínga completa um mês na ativa, os selecionados em janeiro passarão a ser vendidos no site

Nos siga no