Arquitetura

Prefeitura tomba sede do Rádio Clube como patrimônio histórico

Nadyenka Castro | 16/08/2012 18:56
Sede do Rádio Clube cidade é tombada como patrimônio histórico e cultural. (Foto: Ângela Kempfer)
Sede do Rádio Clube cidade é tombada como patrimônio histórico e cultural. (Foto: Ângela Kempfer)

A sede do Rádio Clube, localizada na rua Padre João Crippa, em Campo Grande, já é patrimônio histórico e cultural da Capital de Mato Grosso do Sul.

O decreto sobre o tombamento do imóvel foi publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do município, é assinado pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e tem aprovação do Conselho Municipal de Cultura.

Conforme o decreto, é patrimônio histórico e cultural o salão de festas do Rádio Clube. Diante disso, fica proibido “demolir ou alterar a volumetria e as fachadas construídas em 1943 com inspiração no estilo missões”.

Apesar das proibições, as dependências internas podem ser reformadas “desde que não danifiquem o telhado e as fachadas”.

O tombamento do salão de festas do Rádio Clube também interfere na área entorno. A altura admitida para os imóveis está limitada a média da altura dos edifícios atuais.

Além disso, os recuos frontais das edificações localizadas no “trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Barão do Rio Branco com frente voltada para a Rua Padre João Crippa devem alinhar-se ao recuo do prédio tombado” e qualquer obra neles deve ser precedida de solicitação ou projeto encaminhado à Prefeitura.

A análise do projeto será feita pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), mediante parecer do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e Fundac (Fundação Municipal de Cultura).

O Clube - A direção do Rádio Clube cogita vender a sede na área central de Campo Grande o clube tem uma dívida de R$ 14 milhões com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e outra no valor de quase R$ 3 milhões referentes ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Caso os associados decidam pela venda, o clube ficará com a área localizada na avenida Interlagos – onde há piscinas, salão de festas, quadras de esportes, lagos, ginásio de esportes, lago – entre outros espaços. A ideia, com a venda, é fazer do Rádio o maior clube social da região Centro-Oeste.

Tradição - O Rádio Clube também tem tradição no esporte, com a revelação de talentos da natação, por exemplo. Bailes de carnaval, festas de réveillon e outras festas da sociedade também integram o ‘currículo’ do Rádio.

O clube nasceu em 1924, da união entre aficionados pelo rádio, que era uma novidade da época. O Rádio Clube completará 88 anos no dia 27 de dezembro.

Nos siga no