Arquitetura

Prédio do albergue foi projetado pelo engenheiro Gabriel do Carmo Jabour

Francisco Júnior | 05/06/2012 09:45
Albergue foi construído em 1958.
Albergue foi construído em 1958.

O prédio do antigo albergue de Campo Grande não foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer como suspeitava a prefeitura. A obra é do engenheiro Gabriel do Carmo Jabour. Ontem (4), durante solenidade de assinatura de ordem de serviço para reforma do prédio que irá abrigar a Casa de Cultura, o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) disse que técnicos do Planurb ( Instituto Municipal de Planejamento Urbano) estavam investigando a possibilidade.

O prédio foi construído em 1958 e por anos mais de 50 anos foi utilizado como albergue. O local ficou abandonado por mais de 1 ano, quando a prefeitura estudava uma alternativa para a edificação que faz parte da história da cidade.

É de autoria também do engenheiro a obra do Clube Libanês, em 1959. Gabriel do Carmo ainda foi responsável pela construção de inúmeras residências no município, entre elas a atual ARCA ( Arquivo Histórico de Campo Grande), que fica na rua Barão do Rio Branco. O projeto é do arquiteto Israel Barros Correia.

A única construção projetada por Oscar Niemeyer em Campo Grande é a da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, recentemente reformada. O prédio foi tombado em 1995 como Patrimônio Histórico Estadual.

Obra semelhante foi feita em Corumbá. A Escola Estadual João Leite de Barros foi construída nos moldes da Maria Constança de Barros.

Nos siga no