Arquitetura

Sem lareira? Decoração também deixa casa mais quente no frio

Você não precisa investir muito para deixar a casa quentinha e mais aconchegante para a chegada do inverno

Thailla Torres | 24/05/2020 08:57
Uso de mantas e almofadas é uma sugestão para deixar a casa mais aquecida.
Uso de mantas e almofadas é uma sugestão para deixar a casa mais aquecida.

Mesmo que falte quase um mês para a chegada do inverno, o clima com temperaturas baixas que deu as caras neste fim de semana é convidativo para ficar em casa e relaxar. Portanto, ter um lar mais confortável é sempre uma boa pedida, e ninguém precisa ter uma lareira caríssima para deixar a casa quentinha. Algumas dicas de decoração podem transformar a estética e o clima dos ambientes. 

Desde o começo da quarentena, muita gente tem olhado a casa de outra forma, notando a importância de mudanças simples, para o conforto visual e aquele sentimento de pertencimento à uma casa com paz e boas energias. Foi pensando nisso, que a arquiteta Adrielly Santos, sócia do engenheiro André Donatoni no escritório A Dois Arquitetura, resolveu dar umas dicas para tornar a casa mais aconchegante, sem gastar muito.

“Esse inverno vai ser diferente. Em outros tempos, as pessoas passavam a maior parte do do dia fora de casa, e quando chegavam, se recolhiam nas áreas íntimas. As áreas sociais eram pouco usadas nessa estação, por isso, não se pensava em um “preparo” especial da casa para o frio”, comenta a arquiteta.

Que tal o uso do crochê?

Mas uma casa mais aconchegante, acolhedora, que facilite a realização de tarefas cotidianas e que faça o morador se sentir bem, pode tornar os dias de inverno e isolamento menos difíceis. “A arquitetura pode auxiliar com escolhas no tipo de iluminação, cores, texturas e materiais, que podem trazer sensações diferentes para a nossa rotina”, explica.

Em país quente como o Brasil, é natural que as construções sejam pensadas e adaptadas às altas temperaturas, mas pequenos detalhes podem fazer a diferença, como o uso de tapetes. “Eles já são queridinhos da decoração de ambientes e são utilizadas nas áreas de descanso da casa para proteger os pés do piso frio. No inverno, a dica é espalhar tapetes por todos os ambientes, de preferência os mais felpudos”.

Outra dica simples, e que pode ser colocada em prática com o que há em casa, é o uso das mantas. “São ótimos elementos. Elas são versáteis, combinam com qualquer estilo e podem ser usadas em vários ambientes da casa, camas, sofás, poltronas e até varanda. Uma ótima sugestão, são as mantas feitas artesanalmente de tricô e crochê. Já  as fibras naturais como algodão, linho, lã e seda por exemplo, são absorventes, ou seja, trazem conforto, absorvem a umidade e retêm o calor”.

Investir em cores quentes e iluminação também faz a diferença.

Muda uma cor da parede? Ótima opção. Mas se não quiser ter trabalho com a pintura, basta abusar das cores quentes nos itens de decoração, como almofadas, tapetes, mantas, ou até mesmo instalação de papeis e painéis de paredes. “As cores trazem sensações diferentes para o ambiente, então pode apostar no marsala, tons de marrons, amarelo queimado”, detalha.

As cortinas também entram nesse conjunto de transformações. “Cortinas que nos dias quentes passam a maior parte do tempo abertas, no frio elas tendem a ficar mais fechadas, então invista em tecidos mais grossos e com mais camadas, elas ajudam a reter o frio e deixar a casa mais aquecida”.

Não menos importante, Adrielly sugere um olhar especial para a iluminação. “Assim como as cores, a iluminação traz sensações diferentes pra nossa casa. O aconchego proporcionado por lâmpada de luz âmbar - as mais amareladas, ajudam a manter a sensação de calor, você pode utilizar luminárias e abajures, em vários cantos da casa. E não deixando esquecer dos cuidados que devemos ter nesse período que estamos passando, podemos acrescentar no hall de entrada da casa, penduradores, mancebos (as famosas araras) e cestos para deixamos os sapatos e roupas que tiramos quando chegamos da rua”.

Por último, a arquiteta recomenda usar e abusar de objetos decorativos, plantas secas, quadros, velas perfumadas, que acrescentam charme e deixam casa cheia de vida. “Nossa casa é nosso canto no mundo. Tratá-la com carinho, faz com que você se reconecte com ela, adquira novos hábitos e anime sua rotina”, finaliza.

Tem um projeto de arquitetura interessante? Compartilha com a gente pelo Facebook ou Instagram do Lado B. Você também pode sugerir pautas e curiosidades sobre arquitetura pelo nosso e-mail: ladob@news.com.br ou através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Mesmo que a casa tenha cores neutras, o uso de texturas de diferentes podem trazer sensação de aconchego.


Nos siga no