Arquitetura

Reforma de 45 dias faz edícula se transformar em gourmet dos sonhos

Após a ampla repaginação que durou 45 dias, o imóvel de 70 m² ficou mais claro, ventilado e espaçoso; Veja o antes e depois

Thailla Torres | 30/06/2020 06:31
A casa antiga era feita de telhas de fibrocimento e tinha muretas antigas na varanda. (Foto: Jéssica Morais)
A casa antiga era feita de telhas de fibrocimento e tinha muretas antigas na varanda. (Foto: Jéssica Morais)
O depois: espaço foi transformado em 45 dias e evoluiu décadas, diz moradora. (Foto: Jéssica Morais)

Foram dois anos até encontrar espaço em sua agenda de arquiteta para Jéssica Morais fazer a reforma que tanto queria na edícula da casa onde vive com o marido. Um dos requisitos era um “gourmet dos sonhos”, revela. E não poderia deixar de ser bem iluminado, espaço e chamativo para receber família e amigos. Mas como a rotina é dividida com projetos de clientes a prioridade era fazer uma reforma em menor tempo possível, e foi.

A edícula de 70 m² passou por uma reforma em 45 dias e evoluiu décadas no Bairro Monte Castelo. Ganhou área gourmet, garagem para os carros e um espaço amplo para o jovem casal receber os amigos e a família após a pandemia.

A moradora, claro, participou de cada decisão. Desejou o equilíbrio entre materiais que trouxessem sofisticação e que fossem aplicados de maneira rápida. “Eu busquei soluções para executar e transformar tudo em curto espaço de tempo, e ficar tudo pronto para o dia do meu aniversário”, diz a arquiteta.

Deck com iluminação cênica e um pergolado em ferro, desenhado em formato de “L”.

A casa antiga era feita de telhas de fibrocimento, mais conhecida como “Eternit”, e tinha muretas antigas na varanda, “que a maioria das casas de antigamente tinham. Não havia garagem para os carros e faltava conforto e aconchego”, completa a arquiteta.

A solução para rapidez foi trabalhar uma cobertura metálica com platibanda por toda extensão da fachada, mudando de vez a frente da casa. “A estrutura da edícula existente ficou, por sua vez, atrás dessa platibanda, “escondida”. A escolha pela estrutura metálica, foi para possibilitar um vão livre de 15 metros, sem pilares, e deixar o ambiente ainda mais amplo e moderno, além da execução muito mais rápida, levando menos de uma semana”, explica.

No forro, a economia está no PVC que imita madeira. “E é um ótimo custo-benefício, pois não exige manutenção e o custo é bem melhor. Criamos uma grande ilha central para cozinhar e ao mesmo tempo confraternizar. Até um cooler esculpido na bancada de granito criamos. A escolha dos revestimentos também foi importante”.

No teto, PVC imita madeira e ripado ao fundo também.

Jéssica investiu em um porcelanato marmorizado na bancada e no ripado que tem estampa em HD, o que parece ser madeira de verdade. “A iluminação de efeito, em tons quentes, deixou o espaço aconchegante, e o destaque total ficou no lustre dourado com globos de vidro”.

A área externa não ficou de fora da transformação. “Criamos um deck externo de madeira com jardim vertical que envolve quem está ali. Uma mesa para refeições e um ambiente com iluminação cênica e um pergolado também em ferro, desenhado em formato de “L” para envolver o local”.

A pintura nos tons de cinza, preto e cimento queimado foi escolhida para deixar tudo com clima de arquitetura moderna. E o custo dessa transformação com projeto, material e mão de obra ficou aproximadamente R$ 70 mil.

Fez uma reforma bacana? Mande pra gente de sugestão no Facebook ou Instagram. Você também pode sugerir pelo e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Casa fica no Monte Castelo e foi reformada para receber família e amigos.

 

Nos siga no