Arquitetura

Piscina de família se transformou em sala rebaixada após reforma

Casa em que Rodrigo cresceu está sendo adaptada para se tornar espaço de escritórios e coworking

Aletheya Alves | 03/04/2022 07:55
Sala rebaixada será utilizada como espaço de coworking. (Foto: Paulo Francis)
Sala rebaixada será utilizada como espaço de coworking. (Foto: Paulo Francis)

Depois de perder a mãe e tentar vender a casa em que cresceu, o advogado Rodrigo Rui Caseiro Anderson, de 34 anos, resolveu reformar todo o espaço para transformar a área em escritórios de coworking. Sem encontrar razões para manter a piscina dos fundos, ele decidiu incluir a estrutura nas mudanças e criar uma sala rebaixada em seu lugar.

Já com tudo pronto, Rodrigo explica que a reforma começou a ser realizada há cerca de 6 meses. Inicialmente, os outros pontos da casa receberam prioridade, mas ao notar que a piscina continuava não fazendo sentido, teve a ideia de criar um novo espaço. 

Piscina de família deu lugar para a construção do escritório. (Foto: Arquivo pessoal)

Além de querer aproveitar toda a área da casa, o advogado detalha que a piscina fazia parte de um espaço de lazer. “Tinha uma churrasqueira também e eu ficava pensando bastante na minha mãe, em como ela aproveitava ali. Então quis fazer algo que ficasse bacana”. 

Cobertura verde foi pensada como mais um diferencial na obra. (Foto: Paulo Francis)

Para construir a sala, ele conta que entrou em contato com o arquiteto responsável pelas obras da casa e questionou se era possível reutilizar o espaço. “No início ele ficou meio em dúvida, mas depois fomos pesquisando alguns meios e deu tudo certo”, diz. 

Com a ideia de trocar a piscina por um escritório confirmada, ele explica que o arquiteto sugeriu criar também o telhado de grama para completar a ideia. 

De acordo com Rodrigo, apenas enquanto morava nos Estados Unidos e na Alemanha conseguiu encontrar a ideia do telhado verde mais divulgada, por isso achou interessante aplicar também no seu espaço.

Mesas laterais foram instaladas no interior do espaço. (Foto: Paulo Francis)

Sem estar completamente subterrânea, o escritório possui janelas amplas para permitir que a luz natural entre no espaço. Para auxiliar na iluminação, lâmpadas e spots também foram inseridas. 

Como a ideia é que a sala seja um ambiente compartilhado, mesas laterais foram instaladas e irão receber cadeiras. Conforme Rodrigo explica, toda a casa está recebendo os ajustes finais e logo estará disponível.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no