Arquitetura

Na Capital, mãe de Mariano mostra verdadeira “fazenda” do cantor

Com lago para pescaria, piscina e ambientes rústicos, chácara a 28 km do Centro é a verdadeira paixão do famoso sul-mato-grossense

Thailla Torres | 23/09/2020 08:10
Na Capital, mãe de Mariano mostra verdadeira “fazenda” do cantor
Local é moradia dos pais de Mariano e refúgio do cantor quando está fora dos palcos. (Foto: Silas Lima)

Vinte e três hectares de mata preservada e uma charmosa área construída, a 28 quilômetros do Centro de Campo Grande, fisgaram o coração da família do cantor sertanejo Mariano, que faz dupla com Munhoz. O lugar tem a tranquilidade que a mãe dele, Valentina Mariano, sempre sonhou, e hoje é a verdadeira “fazenda” do cantor que, quando quer descansar, escolhe a chácara como refúgio longe dos palcos e da moradia em São Paulo.

Nesta terça-feira (22), dona Tina, como gosta de ser chamada, recebeu o Lado B para um tour na propriedade da família, enquanto o filho segue como um dos integrantes do reality show A Fazenda.

Em bate papo descontraído, com direito a café quentinho, bolo de laranja com uva passa e torta salgada, a mãe falou sobre como o lugar virou sinônimo de paz para a família e o cantinho preferido do filho famoso, que também é dono da propriedade.

Cozinha externa é um dos ambientes preferidos do músico que gosta de fazer churrasco, segundo a mãe. (Foto: Silas Lima)
Nesta área, Tina acompanha toda a programação do reality show para ver o filho. (Foto: Silas Lima)
Pais estão com saudade, mas esperam ver o músico só depois que ele for campeão. (Foto: Silas Lima)

“Aqui pertence à nossa família, não tem um dono só. E cuidamos dessa chácara juntos. Quando o Ricardo [Mariano] não está aqui, eu e o Rui [pai] cuidamos de tudo o tempo todo. Mas quando ele vem, a vida não é só descanso, ele trabalha quase todo dia”, descreve a mãe lembrando a rotina nos últimos meses de Mariano antes de entrar no reality.

“Ele ficou praticamente três meses aqui por conta da pandemia. Acordava todo dia cedo para cuidar das galinhas, dos carneiros e dos peixes”, descreve.

Com um visual radicalmente diferente da selva de alvenaria que cercava a família no bairro São Francisco, o lugar é bem estruturado, mas não tem luxo. Ferir a simplicidade com uma construção volumosa ou arquitetura contemporânea como em muitas chácaras mais afastadas da cidade, sempre esteve fora dos planos da família.

Lugar é simples, mas tem o aconchego que a família precisa. (Foto: Silas Lima)
Lago onde Mariano e a família adoram pescar. (Foto: Silas Lima)
Redário é um dos cantinhos preferidos também do casal e do famoso. (Foto: Silas Lima)

“Quando vimos essa chácara para comprar, a construção já existia, assim como as árvores e a natureza em volta. Só demos uma pitada com a nossa decoração e alguns ajustes, mas nos apaixonamos por aqui justamente por ser um lugar com cara de chácara, sem aquela sofisticação”.

Na casa principal há três suítes, uma cozinha pequena e uma sala ampla, bem iluminada e com lareira para os poucos dias de frio em Campo Grande. “Mas a gente usa, no friozinho é uma delícia”, garante Tina.

Com piscina, sauna e uma área gourmet rústica, a área de lazer é bastante usada pela família. “Os dias que ele está aqui, essa área da churrasqueira não fica vazia. É o dia todo fazendo churrasco e ‘comidão’ de sítio mesmo”.

Tina acrescenta que Mariano dispensa qualquer prato sofisticado pela rabada, pucheiro, feijoada e língua. “E eu faço questão de cozinhar tudo”.

Espaço de festas que também abriga sala de TV. (Foto: Silas Lima)
Sala principal com lareira para reuniões em família. 
Prato com fotografia de Mariano na sala. (Foto: Silas Lima)

Outra área ela apresenta como salão de festa. Com janelões, o espaço também abriga sofá e telão para os 'cineminhas' em família, inclusive, Tina diz que é cantinho onde Mariano amanhece assistindo filme com o pai. “Eu durmo e acordo e eles continuam ali assistindo”. O espaço tem uma decoração rústica, com móveis em madeira e itens coloridos, que lembra bem uma decoração mineira, referência à terra natal do maridão.

Há também um apartamento em um pavimento superior destinado às visitas. “Brinco que lá é o quarto do líder. Quando recebemos visita e queremos deixá-la à vontade, é lá que ela fica.”

Na área externa, o que chama atenção da família é o lago, onde Mariano geralmente gosta de pescar. “E quando ele pega peixe não dá tempo nem de chegar na geladeira. Ele já limpa e faz pra gente comer”.

Na propriedade ainda há um campo de futebol e uma quadra de tênis, que nos últimos meses foram pouco utilizados. “Mas eu deixo aí, quando todo mundo se reúne, esse lugar vira uma festa, do jeitinho que a gente gosta”.

Tina é pura simpatia e se orgulha de ver esse mesmo sorriso no rosto do filho. (Foto: Silas Lima)

Tina conta que se mudou para uma chácara em busca de segurança. “Eu amava o bairro  São Francisco, mas chegou um momento que todo mundo sabia onde era a minha casa, e nem sempre sabemos quem de fato bate à nossa porta. Então resolvi morar no mato”.

Mesmo assim, na região, todo mundo sabe que ali é refúgio do filho famoso. “Antes da pandemia, quando o ônibus da escola passava aqui na frente, todo dia a criançada gritava ‘Mariano’.  Todo mundo sabe que ele vive aqui. Qualquer dia desses, quando tudo voltar ao normal, ele quer parar o ônibus e entrar nele para fazer farra com a meninada.”

Por enquanto, com a casa praticamente vazia, já que o filho mais velho mora em São Paulo e Mariano segue no reality show, o que Tina não cansa de fazer é acompanhar tudo televisão.  “Eu assisto o tempo todo. Assinei tudo o que eu podia.”

Tina diz que até conversa com o filho e acredita que ele escuta, mesmo distante. “Esses dias falei no ouvido dele: faz um churrasco. E ele fez. A mensagem de mãe sempre chega, não tem jeito”, ri.

Agora, tudo o que ela mais quer é preparar a chácara e um bom banquete quando ele voltar para casa, mas, só em dezembro. “Quero que ele saia vencedor e chegue aqui comemorando com tudo o que ele gosta, que é a família, os amigos e um bom churrasco.”

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.


Nos siga no
Veja Mais