Arquitetura

Inclinação no telhado fez casa de vila parecer mansão com nova fachada

Com estrutura metálica e muita madeira, além de nova fachada casa ganhou cantinho especial para família

Thailla Torres | 01/04/2019 07:43
Depois da reforma, telhado inclinado trouxe sofisticação e mais uma sala à casa. (Foto: Daiana Parrela)
Depois da reforma, telhado inclinado trouxe sofisticação e mais uma sala à casa. (Foto: Daiana Parrela)
Fachada antes da reforma. (Foto: Daiana Parrela)

O pedido era simples, mas muito especial para quem há 20 anos mantinha uma fachada antiga e sem tanta imponência. Inspirada na contemporaneidade das fachadas residenciais, o projeto assinado pela arquiteta Daiana Parrela saiu do papel ampliando até uma sala de TV que agora é cantinho preferido para receber os amigos e a família.

A vontade dos donos era solucionar uma fachada sem vida trazendo um toque de valorização com revestimentos e formas semelhantes a casas de alto padrão. “A casa é muito bem estruturada, com paredes grosas, mas um telhado simples com queda para frente e nada fora do comum. O cliente então entrou em contato para uma reforma e propôs um telhado cheio de coberturas”, explica a arquiteta.

Com projeto em mãos, Daiana apresentou uma proposta de talhado inclinado transformando a fachada de uma casa térrea semelhante a um sobrado. “Eles aprovaram e logo começamos a reforma. Mas a garagem deles tinha um pé direito muito alto que simplesmente ficava perdido no projeto. Então com o telhado inclinado, coloquei uma escada na sala para dar acesso ao volume de cima”, explica.

Elemento arquitetônico feito de estrutura metálica e revestido de pedra bananinha. (Foto: Daiana Parrela)
Nova sala no telhado inclinado. (Foto: Janaina Lott)

Com acesso fácil ao espaço vazio da laje, Daiana decidiu criar um novo ambiente na casa. “Transformamos em uma sala de TV com madeiramento aparente e sustentações que criam um elemento arquitetônico contemporâneo. Tudo isso trouxe clima ao espaço que hoje recebe toda a família e os amigos para assistir filme”.

Destaque para a janela da sala feita toda em vidro para alcançar uma iluminação natural e a visibilidade. “O que também remete a um espaço mais moderno”, explica.

A casa de 278 m² de área construída fica em uma região da cidade onde maior parte da rua foi tomada pelo comércio, por isso, acabou virando destaque para quem admira a fachada e deseja levar a mesma imponência para projetos mais simples. “O que antes era uma laje vazia hoje é muito usada e trouxe muita satisfação aos moradores que desejavam chegar numa casa mais aconchegante e diferente”.

Daiana também fez uma transformação na cozinha que antes contava com o mobiliário antigo e cores apagadas. “Trabalhamos na cozinha com pedras pretas, armários cinza trazendo mais modernidade a cozinha, um dos lugares preferidos dos donos”.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Antes da cozinha.
Depois da reforma. (Foto: Janína Lott).
Nos siga no