Arquitetura

Imagens revelam como ficará igreja centenária após restauração

Projeto prevê também reforma em Centro Cultural da comunidade para fortalecer o turismo na região

Thailla Torres | 18/07/2021 07:20
O espaço interno da igreja terá um novo altar para abrigar e evidenciar a estatueta de São Benedito.
O espaço interno da igreja terá um novo altar para abrigar e evidenciar a estatueta de São Benedito.

Na última sexta-feira, a equipe responsável pelo projeto de restauração Igreja São Benedito e requalificação do seu entorno mostrou em live imagens e vídeos como ficará o “Centro Cultural Tia Eva” após a repaginada.

Mantendo as características originais, mas destacando detalhes importantes para a história da igreja e da Comunidade Tia Eva, o projeto mostra mudanças que envolvem religião, cultura, turismo, educação e lazer.

O espaço interno da igreja terá um novo altar para abrigar e evidenciar a estatueta de São Benedito, em madeira, trazida de Goiás por Tia Eva em 1905. Também haverá novo sistema de áudio, que possibilitará que o visitante ouça as histórias sobre a Igrejinha em homenagem a São Benedito, sobre a Tia Eva e sobre a Comunidade Quilombola.

Na área externa, haverá uma pequena praça que integra a Igreja de São Benedito e o seu entorno. A proposta cria o “canto do sagrado” que abriga o Busto da Tia Eva, que será realocado, e o Cruzeiro, como um convite e recepção ao Centro Cultural e a Praça Cultural com áreas sombreadas, bancos e espaços para feiras e manifestações culturais, como rodas de capoeira.

As escadarias poderão ser utilizadas como pequenas arquibancadas. Haverá também instalação do novo campanário, como forma de evidenciar o sino já existente, acessibilidade,  iluminação e paisagismo afetivo, com a presença de plantas como arruda, espada de São Jorge e destaque para o pé de mangueira.

Todas essas mudanças no local fazem parte do “Projeto de Restauração e Requalificação” que foi selecionado no edital de 2019 do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC). Em julho de 2020 a equipe iniciou o projeto que já percorreu diversas etapas, como oficina de cocriação, identificação e conhecimento do Bem, diagnóstico, proposta de intervenção e agora irão apresentar os resultados finais do projeto que denominaram de “Centro Cultural Tia Eva” em homenagem a líder religiosa e uma das fundadoras da capital sul-mato-grossense.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no