Arquitetura

Iluminação cria cenas e reforma deixa área gourmet perfeita para receber amigos

Paula Maciulevicius | 16/04/2015 07:59
Os 28m² da área mesclam estilo rústico e contemporâneo para ficar aconchegante.
Os 28m² da área mesclam estilo rústico e contemporâneo para ficar aconchegante.

Sai a churrasqueira e entra o cooktop. A reforma que focou na iluminação para criar cenários deu outra cara aos 28m² da área externa da casa. O que os donos queriam era um espaço para abrigar bebidas e fazer refeições entre amigos ali. E conseguiram bem mais que isso. O ambiente se tornou aconchegante mesclando o rústico e o contemporâneo para fazer da ilha o palco de pequenos jantares.

O projeto da designer de interiores Elayne Felix surpreende no "antes e depois". "Ele tinha aquele espaço e uma churrasqueira que não usava e queria uma mesa maior, que fosse coberta e um jardim integrado", explica ao Lado B

Para atender aos anfitriões, o projeto buscou criar cenas a partir da iluminação. No mesmo ambiente ela se divide entre geral e pontual. "A pontual é aquela indireta e decorativa, é a iluminação em cima da bancada e do gourmet e a geral, é a luz para todo ambiente", diferencia a designer. 

Sai a churrasqueira e entra o balcão refrigerado.
No antes e depois
Iluminação criou cenas para atender desde uma conversa entre amigos a jantares.

A pontual, por exemplo, numa situação específica de jantar, os donos da casa conseguem dimerizar, deixando-a mais aconchegante e na decoração, ela entra com a função de destacar os detalhes e tornar o ambiente mais belo.

Uma das paredes foi revestida com tijolinhos, brincando entre o estilo contemporâneo, misturado ao rústico a partir dos pilares de madeira. O pergolado da área foi coberto como policarbonato.

O casal prefere jantares ao churrasco e não teve receio em abrir mão da churrasqueira. Para dar suporte aos jantares de risotos e paellas, a pia ganhou um balcão refrigerado e o revestimento à frente é um porcelanato que faz referência ao ladrilho hidráulico. Em volta da comida e da bebida, é possível receber até 20 pessoas.

No teto, pergolado de madeira coberto com policarbonato.
Painel de madeira ganhou jardim vertical.
Iluminação foca na decoração sem brigar com o ambiente.

Nos três meses de reforma e com uma média de investimento de R$ 50 mil, o jardim vertical afixado num painel de madeira trouxe bastante vida para o ambiente. Além da troca da bancada, o projeto pensou nos móveis e na decoração.

"Mesclamos o rústico com contemporâneo entre as cadeiras e a mesa. É uma mescla muito bacana, se quiserem fazer um risoto, ali tem um ar bem contemporâneo", resume Elayne.

À mesa, iluminação para o jantar, no pilar de madeira, a decorativa.
Reforma levou três meses para ser concluída.
Nos siga no