Arquitetura

Garimpo de móveis antigos pelo interior vira negócio

Anny Malagollini | 17/10/2012 09:06
Móveis que já foram customizados. (Foto: Minamar Junior)
Móveis que já foram customizados. (Foto: Minamar Junior)
Cadeira foi transformada e hoje vale R$ 180,00

Há 1 anos, Silvia Stein tem uma vida diferente. Com o apoio do marido, sai pelo interior em busca de móveis usados.

A aventura surgiu por necessidade. “Nós íamos mudar de casa e não tínhamos dinheiro para comprar novos, então passamos a comprar os usados”, lembra.

Cada mês é um roteiro diferente e algumas surpresas jogadas fora. “Passo pelas cidades e vou em busca dos móveis. Bato na porta do proprietário e faço minha proposta, mas também há coisas que acho no lixo”. Mas a maioria é herança de família.

De encontros em encontros, ela montou um acervo e transformou a diversão em negócio. A consequência natural foi montar a loja “Garimpo” e não só revender peças usadas, mas fazer a customização.

Uma cadeira antiga, por exemplo, com a estampa pop art se transformou em tendência de decoração, a R$ 180,00. A cômoda de madeira é mais cara, 980 reais, mas para a vida toda, garante a proprietária.

A paixão pela arte foi tanta que Silvia ingressou num curso de artes visuais. Hoje, não dá para passar pela avenida Marques de Pombal, no bairro Tiradentes, sem notar o colorido da vitrine. Onde havia a cor da madeira, agora há tons vivos, alegres.

A maior parte dos clientes é de classe média alta, principalmente dos residenciais do grupo Damha, já que a loja é caminho para o condomínio de maior poder aquisitivo da região. “São pessoas antenadas com as tendências”, comenta Silvia.

Mais do que modismo, a vontade de reaproveitar, de transformar o que muita gente não quer mais, vai além do trabalho, diz a empresária. “Somos ligados a sustentabilidade”.

A loja Garimpo fica na avenida Marques de Pombal, número 721, no bairro Tiradentes.

Nos siga no