Arquitetura

Garagem vira espaço para receber amigos, com o luxo de uma mesa de pôquer

Lado | 09/08/2014 07:45
Mesa de pôquer, um luxo da garagem. (Fotos: Marcelo Calazans)
Mesa de pôquer, um luxo da garagem. (Fotos: Marcelo Calazans)

Nas mostras de Arquitetura e decoração, há muito a garagem deixou de ser espaço apenas para carros e ferramentas. Ganhou sofisticação e mil e uma utilidades. Na Casa Cor MS, é também muito mais do que o lugar de guardar veículos.

A ideia dos arquitetos Rafael Abuchahla e Renato Ferro foi criar um ambiente para reunião de amigos, mas sem o apego gastronômico de tantos outros projetos. “É um espaço para um homem cheio de hobbys e que gosta de carros e conversa com os amigos”, resume Rafael.

Nos 70 metros quadrados, bem masculinos, a bike e um aeromodelo nas paredes já indicam o fascínio dos marmanjos pela rua. Mas um detalhe serve para segurar o dono da casa entre quatro paredes. A mesa de pôquer é a certeza de diversão sem hora para acabar. A peça custa cerca de R$ 7 mil e tem como atrativo maior aos olhos o tom amarelo que diverte o espaço diante de um teto preto fosco e das paredes em tons de cinza.

Para garantir a bebida, também há uma adega com 2 temperaturas diferentes, outro pequeno luxo dos arquitetos no valor de R$ 4,5 mil.

Em um dos cantos, a bomba de combustíveis da década de 50 é relíquia que virou luminária. Original, toda em ferro, é o ar retrô emprestado por um amigo dos arquitetos.

Para marcar pontos no estilo high-low, a combinação com o moderno surge em duas poltronas de design marcante, em madeira clara. “São minhas peças preferidas”, comenta Renato.

O espaço ganhou o prêmio de sustentabilidade da Casa Cor MS 2014 por ter aproveitado completamente a estrutura do Hospital de Câncer, onde a mostra é realizada. As vigas aparentes, por exemplo, foram pintadas de verde. No chão, o cimento é o mais barato possível e ganhou algumas vassouradas para o efeito riscado.

E no arremate, surge um Jaguar branco, para aguçar ainda mais os sentidos de um admirador de garagens poderosas.

O Jaguar é o maior luxo do ambiente.
Bomba de combustível antiga em contraste com poltronas modernas.
Fachada da garagem na Mostra Casa Cor MS.
Nos siga no