Arquitetura

Em reforma, adaptação faz até lavandaria virar gourmet dos sonhos

Arquiteta mostra que com soluções inteligentes até cubículos parecem maiores, e casa fica super confortável e contemporânea

Thailla Torres | 10/11/2020 08:14
Área gourmet foi integrada com lavanderia que fica disfarçada atrás de porta. (Foto: Janaina Lott)
Área gourmet foi integrada com lavanderia que fica disfarçada atrás de porta. (Foto: Janaina Lott)

Desde que finalizou a reforma em sua residência, a arquiteta Chiara Duarte já se acostumou: a primeira reação de todos que olham as fotos ou visitam sua casa é de curiosidade. Cada cantinho é inspiração para quem vive até em cubículos de poucos metros quadrados em Campo Grande.

A arquiteta mostra como é possível lacear qualquer espaço quando se tem disposição para adaptações e trocas inteligentes. “A ideia era deixar a casa mais contemporânea, confortável e com a identidade dos moradores, eu e meu esposo, Gustavo. Alguns pontos eram principais em nossos desejos, como aumentar a cozinha, deixar a iluminação bem confortável e gostosa, fazer uma área gourmet com espaço para receber os amigos, só que tínhamos um espaço muito limitado nos fundos”, conta.

Porta sanfonada foi solução de arquiteta para ter privacidade. (Foto: Janaina Lott)
Revestimento moderno traz clima de barzinho paulistano. (Foto: Janaina Lott)

A limitação foi o ponto de partida para Chiara que projetou tudo e executou também com as sugestões do marido. Ela ampliou a casa de 61 m² para 83 m² com soluções que dão ainda mais sensação de amplitude. A casa agora é ocupada por itens que desempenham mais de uma função, que aperfeiçoa espaços e deixa passagem sem interferências. O bacana é que dá para imaginar o mesmo projeto adaptado para imóveis encurtados.

O jeito de ver a vida também define tudo no projeto dela. Apaixonada por cores, tons nada convencionais estão por toda parte, com combinações que parecem gritar o clima de cada ambiente. Assim, na coloração, a moradora tem um refúgio alegre.

Diante da praticidade na casa, não dá para entender porque a gente ainda quebra a cabeça só pensando em armários ou paredes para abrigar novos ambientes. Na residência de Chiara a intenção era deixar lavanderia e área gourmet num espaço só, mas com a metragem limitada, o jeito foi criar uma porta que no dia a dia se abre para o funcionamento da lavanderia e em outros momentos se fecha para preservar o ambiente e escondê-lo na área gourmet.

“A nossa área gourmet consiste na churrasqueira, bancada, uma pia, armário para guardar utensílios e cervejeira. Mas as necessidades eram enormes, muita coisa para pouco espaço, então fomos criando algumas soluções, uma delas uma porta sanfonada que faz essa divisão”.

Móvel elaborado para ser banco e também guardar objetos. (Foto: Janaina Lott)

Móvel também abriga adega horizontal. (Foto: Janaina Lott)

Longe do trivial, arquiteta criou um grande banco verde para unificar o ambiente que também serve para guardar itens pouco utilizados. “Esse banco agora serve para guardar coisas que usamos de vez em quando, mas são difíceis de acomodar, como caixa térmica e árvore de Natal”, diz.

Chiara foi além, ainda aproveitou espaço para acomodar uma adega uma adega horizontal como capacidade para 10 garrafas. “Uma dica bacana é que quando a gente tem ambientes pequenos, é interessante fazer móveis contínuos. Isso dá amplitude ao espaço. Pois o banco totalmente horizontal vai seguindo a parte maior da planta”, explica.

Cozinha é um dos ambientes mais apaixonantes para Chiara. (Foto: Janaina Lott)
Tons de azul nos revestimentos e marceria trouxeram modernidade. (Foto: Janaina Lott)
Espaço não tem muitas interferências. (Foto: Janaina Lott)

No piso da área gourmet, Chiara usou uma cerâmica que lembra muito os barzinhos de São Paulo, um pedido do marido que desejava esse clima. Já a cobertura é de telha metálica. “A gente não colocou forro porque não tínhamos altura, então optamos por uma telha que não esquenta tanta e nem pesa no ambiente”.

Já os banheiros também receberam toques modernos. “A base dos dois é a mesma, porcelanato com uma cor neutra no chão e em grande parte das parede. O que diferencia um do outro é o porcelanato com estampa de granilite. Em um deles, no piso e na parede, essa continuidade é uma forma de ampliar o espaço”, diz.

A cozinha também foi um dos cômodos mais desejados. “Eu sonhava em ampliá-la, tanto que eu nem conseguia abrir a geladeira direito porque a porta batia em outro móvel. Então unifiquei a cozinha com a lavanderia e ganhamos bastante espaço de bancada. Os móveis também tem design contemporâneo sem muitas interferências, tudo na cor azul e muitos itens ficam guardados”.

Granilite em um dos banheiros e junção da parede com piso que dá sensação de amplitude. (Foto: Janaina Lott)
Outro revestimento com estampa granilite. (Foto: Janaina Lott)
Nicho embutido também é solução para otimizar espaço em banheiros pequenos. (Foto: Janaina Lott)

Para Chiara, essa escolha por cores nada convencionais é o que faz a diferença no projeto. “Pra mim é muito fácil escolher cores porque acho que cor é vida e quando a gente a coloca no espaço, cada ambiente ganha vida necessária para transformar uma casa em lar aconchegante, que precisa ser confortável e ter a nossa personalidade".

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Cores na sala. (Foto: Janaina Lott)
Outro banco utilizado como baú. (Foto: Janaina Lott)
Cores no quarto. (Foto: Janaina Lott)
Mais cores no quarto. (Foto: Janaina Lott)
Sala tem toda personalidade dos donos. (Foto: Janaina Lott)
Nos siga no