Arquitetura

Em meio às mansões do Nasa Park, surge uma casa construída em container

Elverson Cardozo | 04/07/2014 06:23
Casa tem 70 m² de área útil. (Foto: Marcelo Victor)
Casa tem 70 m² de área útil. (Foto: Marcelo Victor)

O Nasa Park, residencial de luxo que abriga mansões milionárias em Campo Grande, ganhou, este ano, uma casa de container. É a primeira deste tipo construída na cidade. Pertence ao dono do empreendimento, Alexandre Abreu, de 44 anos.

O projeto, assinado pelo arquiteto Celso Costa Filho, agradou tanto que, pelo jeito, depertou o interesse de outros moradores. “Tem gente me procurando”, conta o profissional, primeiro a trazer o conceito para Mato Grosso do Sul.

No Brasil, ainda é novidade, mas na Europa, por exemplo, esse tipo de trabalhou já conquistou o público mais exigente. Alexandre queria um espaço tranquilo para receber clientes e amigos, aproveitar a paisagem verde, o lago que fica na área, o nascer e o pôr-do-sol.

Alexandre queria um espaço para receber os amigos e gostou do resultado. (Foto: Marcelo Victor)

Buscava algo relativamente pequeno, mas não uma “edícula” que destoasse da estética padrão no local. Conseguiu tudo isso e agora só tece elogios. “É um negócio bacana, diferente, de arquitetura moderna, mas tem que ser feito por um profissional”, orienta.

E é verdade. A casa de container oferece inúmeras vantagens, mas precisa ser bem feita. No projeto de Alexandre, Celso Costa fez, inclusive, um estudo de conforto ambiental, que permitiu dispensar o tratamento térmico e o ar condicionado.

O container de 30 toneladas, com 12.192 metros de comprimento por 2.438 de largura e 2.895 de altura, foi posicionado na sombra, em meio às arvores, e bem em frente ao lago. A localização favorece a iluminação natural e permite a chamada “ventilação cruzada”, de lado a lado.

A “embalagem”, como o arquiteto costuma comentar, está sobre toras de madeiras que eram, na verdade, postes. O distanciamento do chão é para manter o material 100% impermeabilizado. A “caixa” de aço, que serviu para transportar sacarias e peças de motocicletas, tem 30 m².

Arquiteto Celso Costa entregou obra em 2 meses. (Foto: Marcelo Victor)

Somada à varanda, com deck de madeira, churrasqueira e degraus com tijolinhos à vista e telhas americanas, são 70 m² de área útil. O interior é dividido entre a sala, cozinha, banheiro e quarto.

Não é nada muito grande, mas o suficiente para um solteiro e até mesmo um casal viver bem. As laterais e as divisões foram feitas com gesso acartonado, que elimina qualquer aparência de container.

O acabamento foi com piso laminado, pastilhas, portas e janelas de vidros temperados. Celso entregou a obra em 2 meses e cobrou R$ 95 mil pelo trabalho que inclui, além da casa, toda a mobília e decoração. Geralmente sai por R$ 80,00 (com um container). A diferença, neste caso, foi por conta dos materiais utilizados.

Alexandre gostou do resultado e pretende, inclusive, ampliar a residência, que recomenda a qualquer um. “Tudo o que sai do convencional, a gente tem dúvidas, fica receoso, mas tudo depende da forma como é feita. Quando ele me falou eu eu vi o trabalho, comprei a ideia na hora”, diz.

Nos siga no