Arquitetura

Em espiral, casa da década de 70 ganha suíte com spa e cortina automatizada

Paula Maciulevicius | 28/09/2015 06:58
Área gourmet e lounge dão para área externa da casa e vidro integra ambientes. (Foto: Fernando Antunes)
Área gourmet e lounge dão para área externa da casa e vidro integra ambientes. (Foto: Fernando Antunes)

A reforma respeitou o projeto original da casa, toda em espiral, da década de 70. No bairro Jardim dos Estados, em Campo Grande, só de obra foram pouco mais de quatro meses para formar o lounge, a área gourmet e o home theater. Saíram paredes para que quartos e banheiros ficassem maiores, em especial a suíte do proprietário, que ganhou até spa. 

O imóvel anteriormente era um salão de beleza. Ao todo, a casa tem 360m² e por ser em espiral, da rua até o ponto mais alto são 5m de altura. O lounge de entrada que recebe a mesa de sinuca é totalmente integrado à área gourmet.

As portas de vidro que dão para a parte externa se abrem também por completo para receber mais visitas. "Todos esses espaços já existiam, era um salão de beleza que fomos adaptando", explica o arquiteto responsável pelo projeto, César Pollefrone. 

No home theater, fitas de led circulam a sala. (Foto: Fernando Antunes)
De gesso rebaixado, teto tem os mesmos recortes da casa: em espiral. (Foto: Fernando Antunes)

O projeto do arquiteto trabalhou em cima das necessidades do proprietário para receber o filho adolescente, os amigos e familiares.

No home theater, fitas de led circulam a sala e a iluminação toda pode ser controlada por quem assiste a TV. As paredes e o teto foram feitas em gesso. A parte de cima foi rebaixada e trabalhada em espiral, os cortes deram o efeito rasgado.

No corredor que dá acesso à cozinha e suítes, fitas de led iluminam os passos. Na suíte do adolescente, o destaque fica para o painel em MDF que divide quarto de um ambiente que com sofás, pode receber amigos.

Na suíte do proprietário, um ambiente íntimo foi criado e através da cortina automatizada, o espaço fica reservado. "Ele queria algo zen, tranquilo". No spa, a parte da banheira foi revestida em cerâmica que imita madeira, dando um ar ainda mais aconchegante.

Vista do spa para o quarto. Revestimento de cerâmica imita madeira. (Foto: Fernando Antunes)
Do quarto para o spa, cortina separa ambientes. (Foto: Fernando Antunes)

A suíte conta com um banheiro, o closet, o quarto e mais o spa. "Esse é o último quarto da casa e já é mais alto. Com a cortina toda automatizada você não está vendo aquela área de spa", descreve o arquiteto. O detalhe também está na iluminação em sanca que dá o efeito de "céu estrelado".

A reforma quebrou paredes, mas manteve ao máximo, o corpo da casa. Hoje a estrutura conta com duas suítes, mas nos demais níveis da casa, é possível criar outras duas na parte inferior, onde funciona até então um depósito. A reforma toda com acabamentos ficou orçada em aproximadamente R$ 500 mil.

Fitas de led são detalhes do corredor. (Foto: Fernando Antunes)
A mistura de cores do banheiro do adolescente. (Foto: Fernando Antunes)
Banheiro da suíte do dono da casa. (Foto: Fernando Antunes)
Cozinha, para a alimentação do dia a dia. (Foto: Fernando Antunes)
No lounge de entrada da casa, mesa de sinuca recebe amigos. (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no