Arquitetura

Do chão ao teto, revestimento em 3D é feito com isopor, material super versátil

Sem ser muito conhecido, material faz as vezes do gesso de forma mais barata e ecológica

Thaís Pimenta | 08/09/2018 08:34
Projeto de Paula Magalhães faz uso do EPS como textura de revestimento para a parede preta. (Foto: Reprodução)
Projeto de Paula Magalhães faz uso do EPS como textura de revestimento para a parede preta. (Foto: Reprodução)

Ele faz as vezes do gesso na decoração, mas a proposta do EPS é de ser um material mais leve, barato e sustentável. Na realidade é o mesmo que isopor, por isso, o EPS se molda a qualquer estrutura que tenha até duas dimensões.

Com uso muito mais comum nas áreas externas, justamente, porque o gesso não vai bem nas ações do tempo, são poucos os profissionais que conhecem esse material e que entendem que, na verdade, ele funciona também dentro dos ambientes.

No primeiro projeto em que a arquiteta Paula Magalhães fez uso do EPS, ela buscou usá-lo para dar textura a uma parede dentro de uma hamburgueria. "Eu não conhecia o material e ele foi usado porque o próprio cliente me apresentou o EPS", admite.

O trabalha ainda não está pronto, mas o isopor será usada para revestir do chão ao teto em uma faixa da parede com efeito 3D. É um mosaico de placas retangulares, como um xadrez sofisticado. 

"Eu achei incrível sua potencialidade porque ele é democrático por ser mais barato e muito fácil de aplicar. Se a pessoa quiser ela mesma aplica com silicone em casa, e isso é muito bacana dentro da arquitetura", explica ela.

Detalhes na fachada, para garantir efeitos de recortes, também são com isopor.

Antônio Carlos Neris é sócio de empresa que produz o material em Campo Grande e executou o trabalho de instalação na Hamburgueria. "Achei interessante porque a Paula resolveu usá-lo dentro do ambiente e deu a ele uma aplicação diferente do que estamos acostumados a ver", diz.

Ele explica que o material é versátil, porque o isopor é cortado no tamanho e dimensões que o cliente quiser, por isso serve de decoração de festa a revestimento 3D.

"Nós trabalhamos hoje mais com grandes obras, como da Plaenge, da MRV. Fizemos a fachada da La Gôndola Pizzaria, da Igreja Universal do Reino de Deus, sempre na área externa, geralmente nas fachadas ou acabamento dos prédios", explica.

Toda a produção tem um ciclo de reaproveitamento parcial, ou seja, é também usado isopor reciclável no processo. "O impacto ambiental no final é muito menor que qualquer outro material paralelo", garante Carlos.

O material costuma ser assentado com argamassa ou algum tipo de cola isenta de solvente. "Nós indicamos um profissional pra fazer a instalção pra que fique perfeito", conclui.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Dá para imitar tijolos de demolição com o material e revestir paredes.
EPS aqui é usado para letreiro de decoração de festa. (foto: Divulgação Mundo Isopor)
Nos siga no