Arquitetura

Depois de lavandaria, casarão dos anos 50 agora é restaurante bem brasileiro

Anny Malagolini | 05/02/2014 06:57
Além de restaurante, o piso superior do prédio é alugado por dois escritórios. (Foto: Marcos Ermínio)
Além de restaurante, o piso superior do prédio é alugado por dois escritórios. (Foto: Marcos Ermínio)

O casarão da década de 50, na rua Dom Aquino, foi construído pela família Nasser, que de tão tradicional na cidade até dá nome a bairro. Com o tempo, o prédio virou loja, lavanderia e há 4 meses é um dos restaurantes mais bonitos de Campo Grande.

Em 1972, a casa passou pela primeira reforma, depois recebeu outra em 2004. Assim, a fachada foi deixando no tempo a imagem original, mas continua com cara de história. 

Silvio Nucci, de 56 anos, é o proprietário do restaurante “Navarro” e conta que na hora de abrir o novo negócio logo pensou no ponto que despertava curiosidade por remeter há décadas passadas. Isso sem contar a localização, no Centro, ao lado da Igreja São José. “A casa é um chamariz, além do custo beneficio pela localização”, justifica 

Com as 2 reformas, nada de original sobrou na fachada, até as portas são novas. A sorte é que os projetos foram respeitando a alma do lugar, reproduzindo os casarões dos tempos da fundação da cidade.

São 2 pavimentos e Silvio antecipa que a intenção é estender o restaurante para os pisos superiores, espaços onde hoje funcionam dois escritórios.

Mas já dá para, em dias de clima fresco, servir o prato e almoçar sob grandes ombrelones em uma varanda charmosa na frente do prédio. Dentro, a decoração é simples, com madeira que dá o aconchego final.

É claro que o restaurante não é só o prédio. No cardápio, a culinária brasileira tem algumas diferenças importantes, como a comida integral e os temperos naturais, caseiros, sem nenhum elemento artificial, e ainda com o toque gourmet.

Ontem, por exemplo, quem apareceu para comer pode experimentar bolinho de banana e bacon, moqueca de peixe, quiche integral de lombo e alho poró, filé ao molho de hortelã, frango assado, legumes refogados, farofa de pimentões, carne de soja com quiabo, calabresa acebolada, roll de abobrinha com cream cheese e geleia de manga, acelga oriental, trigo grão com ricota e ervas, arroz branco e integral, feijão bolinha com tomate seco, couve ao alho, chuchu ao alho, cebola marinada e alguns pratos mais comuns, como maionese de batata, o bom filé mignon acebolado e o filé de frango grelhado,.

O restaurante "Navarro" fica aberto todos os dias, das 11 às 14 horas. De segunda a sexta-feira o valor do self-service é R$ 26,00 e aos sábados e domingos, o preço sobe para R$ 29,00. 

Cômodos da casa tiveram que ser destruídos e viraram um salão (Foto: Anny Malagolini)
Nos siga no