Arquitetura

Decoradoras dão dicas para um fim de ano intimista e dentro de casa

Para "chamar" saúde em 2021, não só a cor verde entra na decoração, mas também balões personalizados e até objetos de família

Raul Delvizio | 31/12/2020 07:17
Decoradoras dão dicas dos preparativos para a festa da virada do ano (Foto: Reprodução/Instagram)
Decoradoras dão dicas dos preparativos para a festa da virada do ano (Foto: Reprodução/Instagram)

Não é porque 2020 foi difícil que as pessoas perderam a vontade de deixar bonito e arrumado o ambiente onde vivem, ainda mais neste finalzinho de ano. Já que hoje é o último dia dos 366 vividos em 12 meses (lembrando que é bissexto), nada mais natural do que celebrar os novos caminhos – e quem sabe – um futuro "sem corona" com a tradicional festa de Réveillon. E para isso, o Lado B conversou com algumas decoradoras.

"Por mais que 2020 tenha sido pesado para todos, observei que houve um olhar para dentro da casa, dentro da família, dentro do próprio coração. Sinto que as pessoas realmente estão procurando arrumar mais as suas casas, cuidar do jardim e comemorar as pequenas coisas da vida tanto quanto puderam", opina Priscila Ribas, a decoradora de eventos de 34 anos por trás da marca Decora Locações.

Priscila utilizou arranjos neutros a combinar com os balões brancos e o dourado clássico (Foto: Reprodução/Instagram)
Arrumação no lado externo da casa pode ser uma boa ideia nos tempos de calor (Foto: Reprodução/Instagram)

Por isso, segundo ela, as pessoas não deixaram de celebrar conquistas e dias importantes, mas o fizeram de forma diferente, principalmente reduzindo a quantidade de convidados. Assim sendo, houve um maior investimento na qualidade do que escolher para decorar o ambiente.

"Acredito que o Réveillon será da mesma forma. A tendência é a festa ser em casa e somente com o núcleo mais próximo e deixando tudo lindo para começar 2021 com o pé direito, já em clima de coisa boa", disse.

Mas se pudesse dar uma dica, Priscila daria a mesma que fala para todos os seus clientes: "a decoração precisa ter a nossa cara! Para mim, a grande chave é a personalização. Se preferir algo mais glamouroso/espalhafatoso, é assim que deve ser, e o inverso também. Escolha um estilo que mais te agrada e seja fiel à ele", afirma.

Itens que tradicionalmente já são utilizados para decorar a casa o ano todo podem e devem ir parar na mesa, como castiçais, velas, bandejas, vasos e o que mais tiver em casa mesmo. Outra dica de Priscila é complementar com arranjos naturais ou desidratados – super em alta – e combinar com a paleta escolhida.

Aqui, sugestão de decoração mais em tons de verde, super combinando com o jardim (Foto: Reprodução/Instagram)
Arranjos de flores não podem faltar (Foto: Reprodução/Instagram)
Outra sugestão esverdeada, desta vez com objetos mais retrôs (Foto: Reprodução/Instagram)

E por falar em cor, não é preciso só utilizar o branco "da paz". Para a decoradora, o branquinho ainda permanece como a máxima tradição de fim de ano – perdurando para sempre – mas... "para os supersticiosos de plantão, vale a pena investir nos tons que representam o seu desejo de novo ano. Para os que acreditam, o verde 'da saúde' é uma cor mais neutra, que está na paleta fria do círculo cromático e que caminha muito bem com vários tons. Minha dica é combinar com o dourado. Fica harmônico, sofisticado e sem risco de errar. Outra dica é abusar dos balões, que também estão muito em alta, utilizando dessa paleta para deixar o ambiente clean, porém preenchido e divertido", considera.

E por falar nos balões, são inflados com gás hélio e decorados do jeito que o cliente optar. Pelo visto, 2020 foi o ano deles. "E quem sabe na noite da virada também possa continuar a tendência para 2021", opina Tatiana Lanza, 37 anos, empresária da marca Boutique da Festa.

"O Natal deste ano já foi uma sucessão de fotos de 2, 3, 4 pessoas. O Réveillon não vai ser diferente. O legal das decorações para grupos menores é que se pode investir em outros aspectos da festa, como por exemplo os balões decorados. O público que eu geralmente atendo busca modelos mais tradicionais, como em diferentes cores, metalizados e também com escritos em lettering", explica. E ela confirma: já passou o tempo que balão era coisa só de festa de criança.

Balões em lettering estão super em alta (Foto: Reprodução/Instagram)
Aqui, até garrafa de espumante virou parte da decoração em balão (Foto: Reprodução/Instagram)
Cores também são bem-vindas, sempre alternando entre colorido e neutro (Foto: Reprodução/Instagram)

Cheio de identidade – Já para Amanda Pacheco, a decorada de 39 anos por trás da marca Mob Joy, a tendência mesmo é fazer algo que tenha sentido para você e sua família.

"Na época da pandemia, a festa migrou para grandes reuniões para menos pessoas, somente os íntimos; automaticamente, as comemorações ganharam um nível de carinho e atenção maior que as demais", acredita.

A dica que traz é levar "a cara da família" para a decoração da festa. "Que tal uma mesa onde se mistura peças locadas para dar uma 'incrementada' mas também objetos que já existem na casa, que contam um pouco da história da família? Festa não tem moda, e vale tudo na hora da decor", sugere.

"Réveillon tem toda aquela tradição voltada ao branco, dourado e prateado que nunca sai de moda, em qualquer momento cai bem. Porém, num ano tão desafiador, mostrar um espírito a mais, causar alguma reação emotiva sempre é válido. E misturar itens, cores e estilos pode ser o ideal", diz Amanda.

Até taças e copos são estilizados para o Réveillon (Foto: Reprodução/Instagram)
Este modelo de balão sai a partir de R$ 24,00 (Foto: Reprodução/Instagram)

Para ela não tem erro: "o melhor é ter pelo menos dois vasos de flores. Um mais alto e outro um pouco menor. O primeiro seria de vidro, mais clássico e neutro. O outro poderia ser em porcelana, com aquela carinha de brechó", deixa de dica.

Amanda considera que um objeto mais vintage pode trazer uma delicadeza a mais tão necessária à mesa e ao clima de festa e despedida de 2020. "Acho ainda mais romântico se adicionar as flores. Dão um toque especial a qualquer decoração", finaliza.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no