Arquitetura

Cozinha toda branca é sonho de moradora para ter limpeza e personalidade em casa

Projeto aparentemente "branco demais" ganha destaque por singelos detalhes que trouxeram paz e acolhimento ao lar

Thailla Torres | 05/05/2019 09:54
A cozinha após reforma ganhou brancura quase não encontrada nos projetos atuais. (Foto: Janaína Lott)
A cozinha após reforma ganhou brancura quase não encontrada nos projetos atuais. (Foto: Janaína Lott)

Na cozinha o branco que serviu por muito tempo como sinônimo de limpeza foi esquecido graças à diversidade de revestimentos que parecem deixar o ambiente muito mais interessante. Mas quem ainda aposta no branco tenta com pequenos detalhes dar personalidade a um dos ambientes que, embora traga toda brancura, ainda é o coração da casa.

Foi esse o pedido feito por uma moradora de um condomínio, no Bairro Nossa Senhora das Graças, atendida pela arquiteta Caroline Tomasi e a engenheira Bruna Tomasi do escritório Tomasi Arquitetura, em Campo Grande, que projetaram a cozinha da foto acima. O ambiente foi todo pensado para a moradora que gosta de reunir a família e os amigos na cozinha.

As banquetas coloridas tornam o ambiente mais descontraído. (Foto: Janaína Lott)

Apesar de uma transformação que só traz o branco à tona, é interessante observar como o uso de detalhes pode dar mais personalidade. “A proprietária gosta de estilo clássico, com muitas inspirações em cozinhas americanas. Ela pediu uma cozinha charmosa, com detalhes negativos (frisos) na marcenaria remetendo ao estilo clássico. Além de uma cozinha prática, funcional e charmosa, sem fugir dos tons neutros”, explica a arquiteta.

A cozinha tem 20 m² e certa sofisticação, tendo em vista os eletrodomésticos e o tamanho da marcenaria, mas a arquiteta garante que essa escolha ao invés dos revestimentos é mais econômica, uma vez que o metro quadrado de revestimento de primeira linha custa mais caro que a tinta e, a marcenaria branca, é mais em conta do que o MDF colorido. “Geralmente marcenaria na cor branca tem um custo melhor em comparação as outras cores. A escolha da cliente em não usar nenhum revestimento nas paredes também ajudou no custo”, diz Caroline.

Mas para não deixar o espaço apagado, além dos frisos que remetem também ao estilo provençal, Caroline apostou nos detalhes decorativos que trouxeram o mínimo de cores, mas que fizeram diferença. “Pode-se sim ter uma cozinha toda branca com personalidade, mas o diferencial são os detalhes”, explica. “Mão francesa em ferro instaladas abaixo do armário para dar o charme, portas de vidro para ter vista a coleção de louças, nicho aberto acima da pia para colocar peças decorativas, o toque de cores vibrantes na banqueta e puxadores aparentes”.

Olhe aí algumas inspirações que encontramos pela internet para ter uma cozinha toda branca. 

Nos siga no