Arquitetura

Com rede ou almofada, dá pra ter um canto de descanso sem gastar muito

Você já pensou em planejar um canto de descanso na sua casa? Não é preciso investir muito, o importante é ser agradável

Thailla Torres | 14/05/2020 06:23
Apenas com alguns toques, é possível ganhar um cantinho novo para desfrutar, seja lendo um livro, meditando ou apenas relaxando, sem fazer e pensar em nada. (Foto: Dani Noce)
Apenas com alguns toques, é possível ganhar um cantinho novo para desfrutar, seja lendo um livro, meditando ou apenas relaxando, sem fazer e pensar em nada. (Foto: Dani Noce)

Morar é quando temos todos os interesses reunidos em uma casa: proteção, funcionalidade, praticidade, aconchego e beleza. Mas morar bem não é só isso. É preciso ir além. No nosso lar é necessário ter paz, boas energias, vibrações positivas para que possamos não só fazer nossas funções básicas e necessidades primárias, mas nos desenvolvermos, revigorarmos nossas forças para enfrentar lá fora a vida moderna, que é cheia de atribuições.

A arquiteta e escritora campo-grandense Silvia Vieira explica que, com a nova realidade de trabalho em casa, onde, muitas vezes, a mesa de jantar virou mesa de trabalho, perdeu-se um pouco o espaço de lazer e descanso. “A casa misturou-se com trabalho. Por isso é importante reinventar e adaptar os ambientes para que não haja uma exaustão ou cause um incômodo em estar somente pensando nos afazeres acumulados pela nova rotina, que não tem uma data certa para acabar”, refere-se a pandemia causada pelo coronavírus.

Usar a criatividade para dispor de algum espaço, por menor que ele seja, para tornar-se um ambiente gostoso e que possa proporcionar esse momento de relaxamento, é algo providencial.

“Refúgio é aquilo que serve de amparo, de proteção. E todos nós precisamos de um momento de descanso para repor as energias”, explica a arquiteta.

Sobrou espaço embaixo de alguma janela? Use a seu favor. (Foto: Dani Noce)

Para isso, não é necessário fazer uma grande transformação. Apenas com alguns toques, é possível ganhar um cantinho novo para desfrutar, seja lendo um livro, estudando, assistindo algo no celular, meditando ou apenas relaxando, sem fazer e pensar em nada.

“Pegue algum canto sem muito uso e aproveite para colocar um tapete macio com algumas almofadas jogadas ou uma poltrona confortável, faça uma decoração despojada com livros (aqueles que estão na velha lista de leitura), uma mesa de canto também pode ajudar nessa proposta”, ensina Silvia.

Todo lugar especial precisa ter uma atmosfera diferente. E um item importante a ser explorado é uma iluminação agradável. Seja por um abajur, uma luminária de coluna, um pendente ou até mesmo velas. A aposta é certa. Se tiver a iluminação natural em abundância, melhor ainda.

“Lembrando que tons neutros e claros causam uma sensação de bem-estar e relaxamento maiores. Tons azuis, verdes e pasteis, em geral, ajudam muito nessa tarefa”, acrescenta.

Clique nas fotos abaixo e veja na galeria dicas interessantes para o seu canto de descanso. Outras sugestões você pode conferir também no Instagram da arquiteta (clique aqui).

Tem uma sugestão de arquitetura bacana? Criou um cantinho especial e criativo na sua casa? Manda para o Lado B no Facebook ou Instagram. Você também pode sugerir pautas pelo e-mail: ladob@news.com.br ou WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Para escadas com a base livre, dá para aproveitar de várias maneiras. Seja um pequeno home office, uma biblioteca, espaço zen ou até mesmo armários e gavetões. (Foto: A Casa da Valentina)
Sabe aquela quina que tem potencial para transformar-se em um espaço novo? Aproveite-a. (Foto: Site Tua Casa)
Não se esqueça do verde. A vegetação tem poder revigorante, pois representa natureza, pureza e vida. (Foto: Viva Decora)
Aquele vão perdido entre colunas pode virar uma excelente estante para livros e decoração. Use a estrutura de sua casa para decorar. (Foto: Site Nortão)
Nos siga no