Arquitetura

Casa Cor escolhe Hospital do Câncer para mostra de arquitetura em 2014

Ângela Kempfer | 13/09/2013 06:52
Hospital fica na Cândido Mariano e ganhará um prédio de 9 andares.
Hospital fica na Cândido Mariano e ganhará um prédio de 9 andares.

O lugar não é convencional no que diz respeito à maior mostra de arquitetura do País. Sempre, a Casa Cor abre imóveis residenciais para que arquitetos e paisagistas montem os ambientes. Mas em Campo Grande o lugar escolhido para o evento em 2014 será diferente. Os organizadores decidiram investir no Hospital do Câncer.

O novo prédio, de 9 andares, ainda está em construção na rua Cândido Mariano, para ampliar a atual estrutura de atendimento, e terá dois deles transformados pela Casa Cor: o subsolo e o térreo.

O contrato foi assinado ontem, com o Conselho Diretor do Hospital de Câncer Alfredo Abraão, que este ano enfrentou uma crise grave e teve a credibilidade atingida por denúncias de desvio de recursos e consequente afastamento de toda a diretoria.

Agora, em um novo momento de gestão, ganha a mostra como aliada. Criada para apresentar novas tecnologias e soluções de decoração e arquitetura criativas e eficientes, a Casa Cor MS também quer contribuir para fortalecer a relação da comunidade com o hospital, que depende de doações.

No total, 5 mil metros quadrados vão receber os projetos de diferentes profissionais. Mesmo se tratando de um hospital, os espaços serão ocupados por quartos, salas de jantar, de estar, cozinha, garagem, e tantos outros cômodos residenciais, criados para uma família.

Como o prédio ainda está em construção, a mostra não vai suspender qualquer atendimento. Os setores devem ser ativados depois, aproveitando algumas instalações feitas para a Casa Cor, como piso, gesso e demais benfeitorias na estrutura.

“A mostra não entra no imóvel só para aproveitar os espaços e depois retira tudo quando termina. Os projetos vão ser elaborados de tal forma que após a Casa Cor muito será aproveitados para a instalação dos consultórios e do setor de diagnóstico”, explica a diretora executiva do evento, Tatiana Ratier, da Contexto Mídia, empresa que este ano assumiu o evento.

No ano passado, o evento também ocupou um hospital em Cuiabá (MT) e existe a possibilidade do mesmo ocorrer na Santa Casa de Curitiba, no Paraná. “Nossa experiência mostrou que cerca de 90% da intervenção da mostra pode ser aproveitada pelo hospital”, lembrou a diretora técnica do evento em Mato Grosso, Emili Ayoub Giglio, que até o ano passado também respondia pela franquia aqui no Estado.

A terceira edição da Casa Cor Mato Grosso do Sul será lançada no dia 25 de setembro de 2013, quando também será anunciada a data de realização da mostra em 2014.

Nos siga no