Arquitetura

Casa contemporânea dentro de fazenda reúne toda família em torno do lazer

Rústico dá lugar ao estilo mais moderno, mas sem perder o charme de estar em um casa tão próxima à natureza

Thailla Torres | 02/07/2018 06:20
Bar com balcão de pedra Ônix é destaque na area social que integra também sala de TV, jantar e churrasqueira. (Foto: Fernando Antunes)
Bar com balcão de pedra Ônix é destaque na area social que integra também sala de TV, jantar e churrasqueira. (Foto: Fernando Antunes)

Com estética contemporânea, a casa recém construída em uma fazenda, na região leste de Campo Grande, virou refúgio da família para desacelerar e curtir os fins de semana. Depois de anos aproveitando de uma morada mais rústica, antiga sede da propriedade de 280 hectares, o casal de empresários campo-grandenses decidiu que era hora de dar um novo destino a um dos anexos, até então sem uso.

Construíram a sonhada casa, de aproximadamente 200 m², que agora dispõe de apenas quatro ambientes bem distribuídos. O destaque fica por conta da área social que integra bar, cozinha, sala de estar, área de jantar e até uma churrasqueira que nas temperaturas mais baixas funciona perfeitamente como lareira.

O projeto encomendado e executado é do arquiteto José Cândido e a decoração sofisticada, com peças de design assinado, foi tarefa da arquiteta e designer de interiores Alessandra Motti Gibran que acompanhou a equipe do Lado B até a fazenda, lugar capaz de deixar muita gente babando. "O pedido era por um espaço moderno e ao mesmo tempo aconchegante para receber os amigos e a família, sem perder a sensação de estar próximo a natureza", destaca Alessandra.

Em ármario de madeira espelhado, cada centímetro foi usado para armazenar bebidas e taças especiais. (Foto: Fernando Antunes)
O ponto alto da sala de estar é a lareira que também funciona como churrasqueira a lenha. (Foto: Fernando Antunes)
A mistura de tons suaves com mais terrosos passeia entre o rústico e contemporâneo. (Foto: Fernando Antunes)

Ao entrar na construção pensada para a família, o "xodó" arquitetônico do casal é o bar com um armário de 2,5 metros de altura feito de madeira Freijó em contraste com o balcão de pedra Ônix, iluminado com fitas de LED amarela. A união resultou num espaço despojado que tem atraído cada vez mais os donos para a propriedade.

Quem deixa o bar e resolve sentar nos sofás da sala de estar, logo à direita, dá de cara com uma lareira que, no primeiro momento, ninguém desconfia da sua multifuncionalidade. "É uma churraleira", diz a designer. "Além de lareira, funciona como churrasqueira à lenha, sem deixar fumaça", acrescenta indicando os espetos que ficam a postos.

No percurso até outro canto da área social, as obras de arte e peças de design internacional que compõe a decoração da sala de TV indicam o gosto da proprietária pelas artes plásticas. "As obras todas já pertenciam a sede da fazenda, apenas organizei e outras peças foram adquiridas para dar um ar mais contemporâneo".

O sofá próprio para home é todo automatizado e a televisão com moldura de gesso ficou em evidência com as fitas de LED brancas.

Outro grande detalhe, no espaço usado como sala de TV, é a iluminação de LED. (Foto: Fernando Antunes)
Uma enorme janela emoldurada é vista para natureza e garante iluminação natural. (Foto: Fernando Antunes)
Há destaque também para peças de design assinado. (Foto: Fernando Antunes)

A porta de madeira ao lado da TV é acesso para à adega climatizada, com capacidade para mais de 400 garrafas, e planejada com estrutura metálica e pedras Moledo. Caixas de vinho, feitas de madeira, foram reutilizadas como detalhe na decoração. "Ele [dono] tinha várias e fez questão que elas estivessem no design da adega. Além dessas gavetas que também comportam diversos modelos de rótulos", destaca.

A próxima visita é até à área íntima composta pelo único quarto da casa. Dessa vez, a decoração contemporânea dá lugar ao clássico com ambiente que "segue uma linha francesa e mais chique", pontua Alessandra.

Em tons mais suaves, a dona optou pelo branco do quarto ao banheiro, com apenas destaque para os móveis antigos e clássicos que pertenciam a família, entre eles a cômoda com espelho que revela a antiguidade, o cabideiro de ferro e os criados-mudos.

No quarto o mobiliário antigo deu tom a decoração afetiva. (Foto: Fernando Antunes)
As peças são relíquias de família dos proprietários. (Foto: Fernando Antunes)
Único quarto do anexo é conforto do casal que tem estilo mais suave e delicado. (Foto: Fernando Antunes)

Do lado de fora - Protegida por portas de correr envidraçadas, a área social tem vista privilegiada para a varanda que é ainda mais favorecida por estar em meio a uma vasta vegetação, um belo lago e um jardim com grande variedade de plantas ornamentais, que só favorecem a natureza.

A varanda ganhou mesas e cadeiras de cordas náuticas que são próprias para área externa. "A vantagem é que podem tomar sol e chuva, sem perderem a tonalidade e textura".

Mas a diversão mesmo ou relaxamento fica por conta das poltronas Painho, suspensas, que ainda levam nossa memória aos balanços do jardim, embora elas tenham conquistado ambientes internos e se tornado uma tendência na arquitetura e design. Também feitas de cordas náuticas, é mais uma opção para quem deseja decorar áreas externas sem que as peças sejam danificadas pela umidade ou temperaturas altas.

Tem um projeto bacana? Manda sua sugestão de arquitetura para o Lado B no Facebook, Instagram ou email: ladob@news.com.br

Adega com capacidade para mais de 400 vinhos era sonho de proprietário que reaproveitou caixas da bebida para compor a decoração. (Foto: Fernando Antunes)
Cadeira Painho da marca Tidelli é balanço que saiu do jardim para compor o design da casa. (Foto: Fernando Antunes)
Varanda bem iluminada e mais colorida é recepção de quem chega no anexo da propriedade. (Foto: Fernando Antunes)
O lago na porta da casa é natureza particular garantida.(Foto: Fernando Antunes)
De longe, não há quem fique sem vontade de curtir um pouco do refúgio contemporâneo dos donos. (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no