Arquitetura

Área de lazer evoluiu décadas quando avós apostaram em cores

Depois que os filhos saíram de casa, avós quiseram reformar área de churrasqueira para receber e alegrar os netos

Thailla Torres | 02/12/2020 06:10
Área de churrasqueira construída em 1979. (Foto: Arquivo Pessoal)
Área de churrasqueira construída em 1979. (Foto: Arquivo Pessoal)
Depois da reforma, cerâmica e cores fizeram área de lazer evoluir. (Foto: Janaina Lott)

Os filhos já tinham saído de casa quando um casal dono de uma residência no Bairro Cruzeiro pediu à arquiteta que renovasse a área gourmet de aproximadamente 25 m². Foram seis meses entre o projeto e a execução que deixaram o cantinho a cara de quem mora ali e quis evoluir a área de lazer só para receber os netos.

A casa foi construída pelo casal em 1979 quando se mudaram para a região e a estética da área de lazer era antiga, com tijolinhos à vista escuros e uma churrasqueira num modelo clássico. A proprietária, que não abriu mão da churrasqueira e do balcão, pediu à arquiteta Chiara Duarte que desse mais vida ao lugar.

Revestimento usado no balcão lembra ladrilhos hidráulicos. (Foto: Janaina Lott)
Nova decoração também trouxe mais vida ao espaço. (Foto: Janaina Lott)

O antes e depois deixa claro as mudanças e como pequenas intervenções fazem toda a diferença, especialmente quando se aposta em cores.

“A reforma veio para fazer uma área de lazer para os netos e que a casa fosse um lugar gostoso para receber visitas. Então reformamos a área da churrasqueira e fizemos uma piscina”, explica.

No balcão e churrasqueira, Chiara manteve a estrutura, mas apostou em uma nova textura. “A churrasqueira, por exemplo, deixamos lisa e revestimos com um granito que trouxe muita modernidade. Na parte de cima ainda pintamos de azul”, conta.

Já o balcão recebeu um revestimento que lembra um ladrilho hidráulico, mas é cerâmica. “É uma peça bastante colorida, e compomos com uma pintura azul bem contemporânea”.

Área foi reformada para avós receberem os netos. (Foto: Janaina Lott)
Revestimento também foi parar na cozinha. (Foto: Janaina Lott)

Chiara ainda destaca o que é importante observar na hora de apostar em novas cores. “Utilizar revestimento estampado colorido requer muito cuidado para não ficar pesado no ambiente e o cliente não enjoar. Afinal, a gente não troca o revestimento da casa todo ano. Então se for colorido, precisa ser uma cor que o cliente goste. A estampa precisa ser usada com cuidado. Nesse ambiente, por exemplo, o pé direito é bem alto, por isso, a gente limitou o revestimento até a altura do granito da churrasqueira, justamente para manter um equilíbrio e não exagerar”, destaca a arquiteta.

O acesso a cozinha também ganhou uma nova janela, mais clean, e o mobiliário em tons claros trouxeram suavidade ao espaço. Para completar, Chiara trouxe mais cor com os banquinhos azuis na beirada do balcão, que já pertenciam aos donos, e só foram reformados, além de algumas plantinhas para dar um toque ainda mais ‘refrescante’ ao espaço.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no