Jogo Aberto

TRE decide nesta 4ª se mantém Harfouche fora das eleições

Marta Ferreira, Nyelder Rodrigues e Leonardo Rocha | 11/11/2020 06:00
O procurador Sérgio Harfouche, que terá situação decidida nesta quarta-feira pela Justiça Eleitoral. (Foto: Divulgação)
O procurador Sérgio Harfouche, que terá situação decidida nesta quarta-feira pela Justiça Eleitoral. (Foto: Divulgação)

 A 4 dias – O Tribunal Regional Eleitoral decide hoje se mantém a cassação do registro de candidatura do procurador do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) Sérgio Harfouche (Avante) à prefeitura de Campo Grande. No primeiro grau, o juiz Roberto Ferreira Filho vetou a candidatura, acatando argumento de que Harfouche deveria ter pedido para sair do Ministério Público e não apenas se afastado para poder disputar a eleição. O Ministério Público Eleitoral manifestou-se favorável ao candidato.

Demorou - Candidatos à prefeitura de Campo Grande vêm recebendo apoio público tardio de 'padrinhos políticos' e nomes de peso do partido. Ontem, foi a vez de Alcides Bernal declarar a Esacheu Nascimento, após meses de eleição.

E o Bernal? - O ex-prefeito da Capital estava apagado da campanha do correligionário do PP, mas apareceu faltando cinco dias para o pleito. Disse confiando que Esacheu poder ir ao segundo turno - mesmo que as pesquisas digam o contrário.

Sei - Esacheu fez postagem no Twiter sobre eventual "mercado eleitoral" na Capital. Diz que estariam pagando R$ 250,00 para colocar adesivo em parabrisa de carros e R$ 100,00 para cada "cabo eleitoral" na família.

Mas não conto - Questionado sobre estes fatos, o advogado e ex-procurador disse que ele ouviu rumores e boatos sobre esta situação em Campo Grande, mas que como não tem provas, não irá denunciar à Justiça Eleitoral. "É papel do Ministério Público Eleitoral fazer esta fiscalização do que está acontecendo".

Você sabia? - Junto ao pleito municipal dia 15, moradores de Mato Grosso poderão escolher também um novo senador para o Estado - graças à cassação por caixa 2 de Selma Arruda. Ao todo, 11 candidatos estarão na urnas

Gafe suplementar - A situação garantiu a uma das concorrentes apoio do presidente Jair Bolsonaro, que ao pedir votos para sua indicada, acabou cometendo um grave erro geográfico e mandou abraços para o pessoal de... Campo Grande!

Falando nele - Bolsonaro contrariou muitos desejos alheios e ao menos em Mato Grosso do Sul não declarou  apoio a nenhum candidato ao Executivo municipal. Assim, confirmou o que já havia afirmado lá atrás, que não tomaria partido na eleição para Câmara e prefeituras.

Friends - Victor Eugênio Filho, assessor parlamentar do senador Nelsinho Trad (PSD), pode facilitar o diálogo com a 'nova chefia' estaduniense. Em sua juventude, conviveu com a atual vice-presidente eleita dos EUA, Kamala Harris, ainda uma jovem advogada

Passou- O deputado estadual Lucas de Lima (SD) voltou a participar das sessões virtuais na Assembleia, após testar positivo para covid-19. O parlamentar disse aos colegas que ainda está se recuperando da doença, mas que segundo os médicos, já não transmite mais o vírus. Ele foi o quinto deputado a se infectar com coronavírus

Nos siga no