Jogo Aberto

TRE adia decisão sobre juízes da eleição

Marta Ferreira | 14/04/2018 07:00

Substitutos – A designação dos juízes eleitorais que vão atuar nas eleições de outubro será oficializada no meio do ano. Contudo, a expectativa é de que a presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), desembargadora Tânia Borges, mobilize os juízes auxiliares –“substitutos” dos titulares na Justiça Estadual– para atuarem no processo eleitoral.

Empréstimo – Embora seja conhecida pela celeridade, a Justiça Eleitoral tem como outra característica marcante o fato de ser “enxuta”: a estrutura do TRE se restringe, basicamente, ao tribunal e os cartórios eleitorais, com os juízes que atuam no processo eletivo sendo emprestados do Poder Judiciário estadual.

Culpada - Depois de lançar o esperado edital para mais de 600 vagas na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que o objetivo de realizar concursos anuais da Polícia Militar é a reposição do efetivo em razão das aposentadorias. Segundo ele, o risco de mudanças na previdência tem resultado em baixas na Corporação.

Antecipação – Reinaldo revelou que, em razão da possibilidade de alterações, policiais adiantaram o pedido para ir para a reserva. Na visão dele, é um temor que não fazia sentido.
Porque - "Houve o medo da mudança das regras com a reforma da previdência e alguns adiantaram (processo), mesmo que haja direitos garantidos", pontuou.

Gratidão - O governador aproveitou evento no Tribunal de Contas para agradecer o ex-secretário estadual da Fazenda e atual conselheiro do TCE, Márcio Monteiro, pela contribuição que fez em sua gestão, abrindo mão inclusive do mandato como deputado federal, em Brasília. "Ele iria assumir o cargo no Congresso, mas atendeu o nosso pedido de assumir a Fazenda, para organizar o setor e equilibrar as contas públicas".

Moral - André Puccinelli comemorou em redes sociais a indicação da “afilhada política” Simone Tebet para liderar o MDB no Senado, tratada por ele como “uma conquista muito especial”. “Um tributo ao seu talento e a comprovação de que segue a trilha de seu pai Ramez Tebet, apontado até hoje como referência de ética e competência, valores dos quais não se afasta”.

Pupila – Simone e André cultivam uma relação política desde antes do passamento de Ramez, em 2006, que se intensificou desde então. Deputada estadual, prefeita de Três Lagoas, vice-governadora e, finalmente, senadora, sempre teve o respaldo do líder político. Ela chegou, inclusive, a ser cotada por André como pré-candidata ao governo neste ano, caso ele optasse por não disputar o posto.

Despedida – O engenheiro Guillermo Deluca deixou nesta sexta-feira (13) o comando da Águas Guariroba, para se tornar vice-presidente regional da holding Aegea –da qual a concessionária campo-grandense faz parte, e que atua também 48 municípios em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e outros sete Estados do país.

Sob nova direção – Em substituição a Guillermo, a advogada Lucilaine Medeiros foi nomeada diretora-presidente da Águas Guariroba. Ela atua há 16 anos na empresa e, até a posse no novo cargo, atuava na Gerência Jurídica da concessionária.

(Com Humberto Marques e Leonardo Rocha)

Nos siga no Google Notícias