Jogo Aberto

TJ tem vaga para interessados em salário de R$ 35 mil

Anahi Zurutuza, Adriel Mattos, Gabriela Couto e Liana Feitosa | 23/02/2022 06:00
Desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte dirante sessão de julgamento no TJMS. (Foto: TJMS/Divulgação)
Desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte dirante sessão de julgamento no TJMS. (Foto: TJMS/Divulgação)

Aposentou - Está publicado no Diário da Justiça desta quarta-feira, 23, a aposentadoria do desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte. Corumbaense, ele estudou na PUC (Pontífice Universidade Católica) de São Paulo e atuou como magistrado por 34 anos, segundo divulgado na noite de ontem pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). 

“Contrata-se” – A concessão da aposentadoria de Abss Duarte foi assinada pelo presidente da Corte, Carlos Eduardo Contar, no fim do expediente desta terça-feira (22). Com a saída do desembargador, o TJMS abre mais uma vaga para julgador em segunda instância, com direito a salário de R$ 35,4 mil.  

A substituição – A “oportunidade de emprego” surge três dias após o trio de novos desembargadores do TJMS completarem o rito de passagem para a “judicatura em segundo grau”, como se diz no juridiquês. Abss Duarte ingressou na magistratura por meio do quinto constitucional destinado à OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil). O substituto, portanto, deve ser indicado por meio da lista sêxtupla elaborada pela entidade, enviada do Tribunal que a reduz a 3 nomes e encaminha ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que escolhe um dos nomes para a nomeação. 

Mais tempo – A comissão provisória para formação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) no âmbito no MPF/MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul) ganhou mais tempo para concluir os trabalhos. O prazo, que terminaria em 31 de dezembro do ano passado, foi estendido por mais três meses. 

Investigando – Mesmo assim, o futuro Gaeco já iniciou as primeiras investigações, todas elas sigilosas. O Gaeco/MPF foi criado em 2013, mas começou a ser implementado em 2020. Hoje, 17 estados possuem a estrutura. 

Ênfase - O presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), voltou a avisar os colegas da proibição de acesso do público na Casa de Leis. “Não dá para abrir exceções. Até 2 de maio, essa Casa funciona somente em sessões mistas e é proibido o acesso de qualquer outra pessoa na Casa”. Segundo ele, 18 servidores testaram positivo para a covid. 

“Desmascarado” – Bolsonarista de carteirinha, o deputado Loester Carlos, o Trutis (PSL), não nega estar entre os que tratam a covid-19 como uma “gripezinha”. Pelo menos é o que demonstra no comportamento, andando “desmascarado” por aí. Dia desses, foi visto desembarcando no Aeroporto Internacional de Campo Grande, com a máscara debaixo do queixo. No fim de semana passado, ele fez compras no Assaí da Avenida Fábio Zahran também sem máscara.

Dificuldade - O prefeito Marquinhos Trad (PSD) tem encontrado dificuldade para conseguir aprovar a prorrogação do estado de calamidade pública na Capital até o dia 31 de março, por conta da pandemia. Depois do pedido de vistas do deputado estadual João Henrique Catan (PL) na última quinta-feira, ontem (22), foi a vez da deputada Mara Caseiro (PSDB) retirar o projeto da pauta para analisar melhor antes de votar. 

Parem de bobagem - O governador Reinaldo Azambuja mandou ontem, um recado curto e grosso, para os que ainda duvidam da vacina: “Todos os dias, às 5h da manhã, eu recebo o boletim com os números da covid. De janeiro a fevereiro, 88% dos mortos não tinham tomado nenhuma dose de vacina”. E acrescentou: “Tomem a vacina! Parem com essa bobagem sobre se deve tomar ou não. Isso é uma bobagem! Tomem a vacina. Já perdemos muitas pessoas queridas e a gente precisa retomar nossa vida e o crescimento do nosso Estado”. 

Marcado – Evento de filiação da deputada federal e pré-candidata ao Governo de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, ao União Brasil foi marcado para o dia 12 de março. Conforme apurou a coluna, Luciano Bivar, o colega de parlamento e presidente nacional da sigla – formada pela fusão do DEM e PSL –, estará em Campo Grande para a cerimônia. Quem também já confirmou presença é o secretário-geral do novo partido, Antônio Carlos de Magalhães Neto.

Nos siga no