Jogo Aberto

Temer frustra "sonho" de deputados do PT em MS

Edivaldo Bitencourt | 30/05/2015 07:00

Cobiça – Petistas históricos começaram a tirar do papel o sonho de ficar em cargos federais ocupados por peemedebistas há décadas em Mato Grosso do Sul. Um dos alvos é órgãos de pastas comandadas pelo PMDB no nível federal, como o Ministério da Agricultura.

Porta na cara – A primeira tentativa não teve sucesso. Os deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet trataram do assunto com o vice-presidente da República, Michel Temer, responsável pela articulação política do Governo federal. Eles foram repetir a denúncia de que peemedebistas trabalharam para o tucano Aécio Neves no Estado.

Foco – Com o Governo precisando dos votos do Congresso Nacional para aprovar o pacote de ajuste fiscal, Temer avisou que o importante é o presente. Ou seja, Dilma Rousseff (PT) dará cargos – e até para integrantes da oposição – para ter apoio na Câmara e no Senado.

Até morto – Zeca do PT não se conforma com a atual estrutura dos cargos federais em Mato Grosso do Sul. O petista contou que até chefes indicados por mortos continuam na chefia de órgãos federais no Estado, como seria o caso de Nelson Trad e Ramez Tebet.

Decisivo – O senador Delcídio do Amaral (PT), líder do Governo, terá papel decisivo na definição dos ocupantes de cargos federais. No entanto, como a semana foi difícil e trabalhosa com a conclusão da votação da primeira etapa do ajuste fiscal no Senado, ele pretende começar a discutir os nomes na próxima semana.

É o fim de semana – O prefeito da Capital, Gilmar Olarte (PP), terá um fim de semana decisivo para impedir a criação da Comissão Processante na Câmara Municipal. Só após a votação de terça-feira, na Câmara Municipal, o progressista começa a definir a nova estrutura administrativa. A base aliada terá a missão de impedir a investigação.

Independentes – Como a votação será aberta, os “independentes” serão obrigados a mostrar a cara na terça-feira. Ou seja, Olarte e a oposição vão ficar sabendo quem está do lado de quem já que todo mundo será obrigado a descer do muro. A comissão precisa de 20 votos para ser criada.

Factóide – Não passou de boato e especulação a vinda da presidente da República, Dilma Rousseff (PT) ao Estado neste sábado. Chegou a ser anunciado que a petista viria inaugurar unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida em Anastácio.

Acesso – A defesa do prefeito Gilmar Olarte ingressou com pedido para ter acesso a todas as gravações telefônicas feitas pelo Gaeco. O pedido foi feito pela defesa na ação que tramita no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Reintegrado – Ricardo Emanuel Castro voltou a ser secretário municipal adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Ele tinha sido exonerado pelo prefeito. No entanto, como a reforma não saiu do papel, ele voltou a integrar a administração municipal.

(colaboraram Juliana Brum e Lidiane Kober)

Nos siga no Google Notícias