Jogo Aberto

Shopping deixa consumidores no escuro por três dias

Edivaldo Bitencourt | 03/12/2013 06:00

Luz de velas no Shopping – Os clientes do Shopping Campo Grande ficaram, literalmente, no escuro por três vezes na semana passada. Em dois dias durante a semana, acabou a energia. O pior foi o blecaute no sábado à noite, quando consumidores lotaram a praça da alimentação e foram obrigados a “jantar a luz de velas”. Em um caso, foram 10 minutos no escuro.

Propaganda – O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), continua de olho na reeleição. Nem para pagar o 13º salário, ele perde a oportunidade de divulgar o número do partido. O abono natalino dos funcionários municipais será pago no dia 11 de dezembro.

Sem problemas – Já o governador André Puccinelli (PMDB) que não perde a oportunidade de alfinetar o PT, não se incomodou com o pagamento do 13º dos servidores estaduais. Eles vão receber no dia 13, número do adversário histórico do PMDB. Para sorte dos servidores, ele não deve atrasar para coincidir com o número 15.

Câmara em guerra – Dois movimentos ganham força na Câmara Municipal. Um grupo de vereadores luta para zerar a suplementação de 5% para 0% a partir de 2014. Os aliados do prefeito querem retomar ao índice original, de 30%, que era comum nas administrações passadas.

Expectativa – Os vereadores não vêem a hora de receber o projeto de reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Segundo o presidente da Casa, Mario Cesar (PMDB), é o projeto mais importante que ainda não chegou à Câmara Municipal e deve ser votado ainda neste ano.

Após congelamento – O interesse da oposição e da população, é claro, é saber qual o primeiro índice de reajuste do IPTU a ser proposto pelo prefeito Alcides Bernal. Neste ano, o tributo não subiu porque o atual prefeito lavou as mãos e os vereadores decidiram suspender o reajuste de 5% para cumprir uma promessa de campanha do progressista.

Barco remendado – O vereador Edson Shimabukuro (PTB) já cogita embarcar no barco do prefeito Alcides Bernal. O parlamentar afirmou, no início do ano, que jamais apoiar o progressista porque se tratava de um “buraco furado”. Agora, pela mudança do tom, o barco foi remendado.

Inimigo – A vereadora Grazielle Machado (PR) acha que o maior inimigo dos vereadores é o pouco tempo disponível para avaliar tanta coisa importante. Ela disse que tem muita coisa para se discutir até o fim deste ano legislativo, como o IPTU, o Orçamento, a suplementação, o ISS, a tarifa do transporte coletivo, entre tantos outros.

Diálogo – Apesar da greve de 24 horas hoje, o presidente da Fetems, Roberto Botarelli Cesar, aposta em manter o diálogo com o Governo estadual. Logo após reunião com o governador André Puccinelli, ele reforçou que serão vários diálogos e reuniões nos próximos dias. A categoria ameaça começar o ano com greve se não houver avanço nas negociações neste mês.

Marcada – A posse do prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, como novo presidente regional do PT acontece no próximo sábado em Campo Grande. Ontem, ele participou da primeira reunião com a cúpula nacional do partido e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir as estratégias para 2014.

(colaboraram Zemil Rocha e Kleber Clajus)

Nos siga no Google Notícias