Jogo Aberto

Prefeitura tenta, mas Justiça não abre mão de psiquiatras

Por Maristela Bruneto e Gabriela Couto | 28/01/2025 06:00

Palavras duras - O desembargador Paulo Alberto de Oliveira manteve o tom duro contra novo recurso, desta vez da prefeitura, que tentava derrubar decisão proferida pelo juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos que mandou Estado e Município apresentarem em 30 dias plano para fazer andar a fila de atendimentos psiquiátricos. O magistrado repetiu que a situação é absurda, havendo descaso e omissão e que a multa diária por descumprimento deve ser alta para coibir o desrespeito à ordem judicial. 

Rejeitado - Há pouco mais de dez dias, pedido semelhante feito pelo governo estadual, com decisão do desembargador mandando prosseguir a ação e a determinação judicial. Fila longa e antiga, segundo informações repassadas pelo Ministério Público, que é o autor do pedido para obrigar Estado e Prefeitura a melhorar uma série de serviços de saúde, como ortopedia, exames, no caso da psiquiatria, havia cerca de 2,8 mil adultos e 3,5 mil crianças à espera de atendimento, alguns desde o segundo semestre de 2023.

Braço forte - Eduardo Riedel é um dos três governadores que o PSD de Gilberto Kassab espera conquistar em eventual fusão com o PSDB, prevista para acontecer até o primeiro trimestre de 2025. A expectativa é que essa união fortaleça muito o partido, com Riedel, juntamente com Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Raquel Lyra (Pernambuco), não se opondo à negociação, o que pode resultar em um maior espaço para o PSD no governo federal, incluindo futuras conversas com o presidente Lula sobre uma participação ampliada no governo.

Visita antecipada - Apesar da mudança na data de visita cortesia da bancada federal na Câmara Municipal de Campo Grande, o deputado federal Marcos Pollon (PL) compareceu, na manhã desta segunda-feira (27), à Casa de Leis. O encontro teve a presença do Presidente da Câmara, vereador Papy, integrantes do grupo do Progressistas na Casa, Maicon Nogueira, Beto Avelar, Professor Riverton, além de André Salineiro e Rafael Tavares, também do PL, Neto Santos, do Republicanos, Livio Leite (União Brasil), Coringa (MDB) e Leinha (Avante). 

Rapidinho - Na reunião, que durou pouco mais de 50 minutos, foram tratados assuntos como busca de recursos para asfaltamento de linhas de ônibus, análise efetiva da qualidade do transporte coletivo, e até aumento da oferta de casas populares em Campo Grande.

Omeletes - A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, com plantas em Mato Grosso do Sul, anunciou sua entrada no segmento de ovos. Comprou 50% da Mantiqueira Alimentos, líder no setor na América Latina, para diversificação no mercado de proteínas. 

Livre, leves e soltas - Com capacidade de produção de 2,3 bilhões de ovos por ano, a Mantiqueira é pioneira em práticas sustentáveis, como sistemas livres de gaiolas, o que vai muito bem com a política de investir em atividades ecologicamente mais corretas, tão pregada pelo governo de MS. A operação, que ainda depende de aprovação regulatória, posiciona a JBS em um mercado com crescente demanda por produtos mais sustentáveis e diversificados.

Zerou estoque - O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), obteve um resultado expressivo na análise de processos previdenciários, reduzindo 100% do estoque acumulado de concessões de aposentadorias e pensões. A ação foi impulsionada pela criação de uma força-tarefa, instituída pela Portaria n. 161/2024, que atuou entre março e dezembro de 2024, coordenada pela Divisão de Fiscalização de Atos de Pessoal. Até o final de dezembro de 2024, foram analisados 11.328 processos de concessão de aposentadorias e pensões, superando a meta inicial de 10.638 levantada em fevereiro de 2024.

Outros ares - A Diretoria de Infraestrutura Rodoviária da Agesul passa às mãos de novo comandante. O ex-secretário de Infraestrutura da Capital, Rudi Fiorese, que vinha conduzindo o setor, será substituído por Gil Márcio Franco. Ambos tiveram atuação anterior em construtoras. Fiorese acumulava essa diretoria junto com a Executiva desde o final do ano passado. Ele também já assumiu a presidência da agência responsável pelas obras do Executivo Estadual em situações de substituição do titular, Mauro Azambuja. 

Hora "h" - A mudança ocorre em um momento em que a infraestrutura rodoviária se encontra em uma fase de elevação em investimentos, inclusive com empréstimos, para atender as demandas de expansão de atividades econômicas pelo interior.

Nos siga no Google Notícias
Veja Mais