Jogo Aberto

Prefeitura da Capital resiste em abrir caixa-preta das multas

Waldemar Gonçalves | 23/08/2016 06:00

Caixa-preta das multas – A Prefeitura de Campo Grande mantém a sete chaves informações que revelariam como funciona a ‘indústria da multa’ na cidade. Milhares de multas de trânsito estariam sendo aplicadas ilegalmente e, depois, recursos negados sob argumentos inválidos ou, no mínimo, questionáveis. Sem saber a quem recorrer, boa parte dos penalizados acaba pagando as multas.

Sem transparência – O assunto veio à tona no começo do mês, quando o MPE (Ministério Público Estadual) revelou ter indícios de uma série de problemas no sistema de aplicação de multas e análise dos recursos contra elas. A promotoria fez uma recomendação à Prefeitura na tentativa, entre outras coisas, de dar mais transparência aos processos.

Processo suspeito – Hoje, quem é multado não consegue acompanhar o processo do recurso, por exemplo. Outra suspeita recai sobre a aferição dos radares, que estaria em desacordo com a lei. Até agora, a Prefeitura não se manifestou sobre o assunto ao MPE.

Evasivas – Desde a publicação da recomendação, o município também vem sendo questionado pelo Campo Grande News, que pergunta, por exemplo, qual o percentual de reprovação de recursos na junta que os julga. Nenhuma resposta até agora, a não ser algumas evasivas típicas da falta de organização ou de quem não quer responder, como: se querem saber, pesquisem no Diário Oficial do Município.

Jogos voltaram – Será aberta hoje a 38ª edição dos Jogos Abertos de Campo Grande. Evento que reúne 1,3 mil atletas de 105 equipes, que disputarão 13 modalidades. Evento que a cidade não realizou em 2015. Culpa de Gilmar Olarte (PROS) e Alcides Bernal (PP). Com tanta confusão no poder ano passado, o projeto acabou cancelado.

Presentão – A última troca de prefeitos protagonizada pelos dois aconteceu justamente no período do aniversário de Campo Grande, quando Olarte caiu e Bernal voltou. Teria havido descontinuidade das licitações feitas para o evento. Segundo a organização, quem se inscreveu para participar ano passado e participam novamente agora não precisaram pagar taxa de inscrição.

Sem falsas promessas – Para Carlos Alberto David dos Santos, o Coronel David (PSC), candidato a prefeito de Campo Grande, a população não tolera mais falsas promessas, com propostas mirabolantes durante a campanha. "Quem fizer isto vai mostrar desconhecimento com a situação financeira da cidade".

Dias difíceis – David diz que vem há tempos estudando a situação da administração de Campo Grande. Segundo ele, o novo gestor terá muitas dificuldades pela frente.

Indecisos – Para o Coronel David, o "período de aventuras" já passou em Campo Grande e a população está "pagando caro" por isso. Em função da decepção dos eleitores e desgosto com a classe política, muitas pessoas ainda estão distantes do processo eleitoral, analisa o candidato, que é deputado estadual. "Por esta razão vão continuar indecisos até a reta final de campanha. Resta aos candidatos conseguir chegar até eles".

Karnal – O Grupo Energisa traz esta semana Leandro Karnal a Campo Grande para uma palestra com o tema: “O errado é errado, mesmo que muitos façam”. Leandro Karnal é doutor na Unicamp (Universidade de Campinas), sucesso no Youtube com vídeos sobre filosofia, história e sociedade. O palestrante fará o público refletir sobre as pequenas corrupções do dia a dia e o quanto isso é prejudicial à sociedade. O evento é fechado para colaboradores e convidados.

(com Leonardo Rocha, Christiane Reis e Amanda Bogo)

Nos siga no Google Notícias