Jogo Aberto

PP pede à direção nacional que organize eleição em MS

Ângela Kempfer, Anahi Zurutuza e Leonardo Rocha | 23/05/2019 06:00

Ajuda humanitária - O deputado Evander Vendramini (PP), que monta uma chapa de oposição contra o ex-prefeito Alcides Bernal (PP), vai pedir que a direção nacional da legenda venha a Mato Grosso do Sul organizar e acompanhar a eleição do partido, para que o "pleito tenha lisura". "Eles precisam participar, para que a disputa seja feita da forma correta", reforçou.

Mandato gigante - Também na Assembleia, o Eduardo Rocha (MDB) saiu ontem em defesa do projeto que prorroga por mais dois anos os mandatos dos prefeitos, para que as eleições no Brasil sejam unificadas a partir de 2022. "Está na hora de mudar, a sociedade não aguenta mais eleições a cada dois anos, se unificar tudo vai gastar menos em campanhas e os gestores irão trabalhar mais". Esta proposta está em tramitação no Congresso Nacional.

Mediadores - O deputado Paulo Corrêa (PSDB), presidente da Assembleia, enalteceu a participação dos deputados na negociação entre o governo estadual e servidores, em relação ao abono. O Executivo decidiu prorrogar o benefício por mais 12 meses. O tucano ponderou que os parlamentares souberam ouvir os dois lados e se colocar como mediadores da questão.

Foto de campanha do agasalho em referência a Game of Thrones.
Foto de campanha do agasalho em referência a Game of Thrones.

Engraçadinha – “O inverno está chegando!”, avisa a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) em postagem na página oficial da Prefeitura no Facebook estampando arte com Jon Snow e um representante do Rei da Noite, personagens da lendária série da HBO, Game of Thrones.

Quem avisa amigo é – A jogada de marketing foi usada para dar um plus na campanha de vacinação contra a gripe, doença que faz mais vítimas no inverno, uma vez que a procura pelas doses continua baixa.

Em cores - O Diário Oficial do Estado vai completar 42 anos repaginado. Deixa de ser preto e branco com letras miúdas, e ganha versão colorida com fonte maior e layout diferente. O governo argumenta que já era hora de modernização, para acompanhar a evolução tecnológica. Por dia, são 35 mil acessos, e a ideia é também investir em ferramentas de busca mais eficientes.

Conterrâneos - O deputado federal Fábio Trad (PSD-MS) montou uma equipe de conterrâneos para debater em Brasília a reforma da previdência e o pacote anticrimes. Na lista de convidados para debates sobre o assunto estão o advogado e especialista em Direito Constitucional Penal, Benedicto de Figueiredo Neto, o juiz Carlos Alberto Garcete e o juiz aposentado, Heraldo Garcia Vitta.

Agulhadas - A Sociedade Brasileira de Dermatologia entrou na briga contra a proliferação de clínicas estéticas. Em Campo Grande, as faculdades de Biomedicina jogam no mercado todos os anos dezenas de esteticistas que são autorizados a procedimentos invasivos, que antes só eram feitos por dermatologistas. A SBD cobra maior envolvimento do Ministério Público Federal e protocolou documento em que informa 833 queixas recebidas entre 2017 e 2019 no Brasil.

Na igreja pode - A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou projeto que criminaliza a homofobia no País, mas preservou as igrejas de qualquer penalidade. A justificativa é preservar liberdade religiosa. Como o crime de racismo, caso a proposta seja aprovada em plenário, ataque por conta da orientação sexual e a identidade de gênero entram na lista de crimes.

Segue o jogo – A demanda envolvendo o polêmico Gisa, que deveria agilizar atendimentos na saúde da Capital na gestão do então secretário e hoje ministro da Saúde Luiz Mandetta, segue na Justiça Federal. A 3ª Turma do TRF-3 manteve a competência de julgar o caso nessa esfera e viu interesse da União em acompanhar a demanda –que, de R$ 8,1 milhões, já levou a devoluções de verbas à União de quase R$ 10 milhões.

Nos siga no