Jogo Aberto

Parque agora tem faixa “exclusiva” para bichinhos

José Roberto dos Santos, Gabriela Couto e Caroline Maldonado | 13/07/2022 06:00
Patinhas "enfeitam" pistas dos Parque dos Poderes para alertar sobre a travessia de animais (Foto: Kísie Ainoã)
Patinhas "enfeitam" pistas dos Parque dos Poderes para alertar sobre a travessia de animais (Foto: Kísie Ainoã)

Faixa animal – Nas últimas modificações feitas no trânsito do Parque dos Poderes, ainda que muitas melhorias dependam somente da educação de motoristas, pedestres e ciclistas, um tipo de faixa no mínimo curiosa foi pintada em três locais: patinhas no asfalto, indicando que ali é para uso exclusivo da fauna típica do parque. Agora, é aguardar que quatis, capivaras e tatus reconheçam a faixa e façam bom uso dela. E que os outros animais andem abaixo da velocidade permitida. 

Acessibilidade virtual – Para quebrar a barreira tecnológica, quando o assunto é comunicação com a Justiça, o portal do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul passou a contar este mês com a ferramenta “hand talk”, plataforma que faz tradução automática para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Um boneco faz a tradução simultânea e digital de textos e áudios para Libras, tornando o site acessível para surdos. O plugin também possui um leitor sonoro que atende pessoas com deficiência visual. 

Eterna treta – Os deputados estaduais Pedro Kemp (PT) e Carlos Alberto David dos Santos, o Coronel David (PL), protagonizaram mais uma discussão acalorada no plenário na sessão de ontem (12). Ao explanar sobre uma série de questões contra a atuação do atual governo federal, o petista foi interpelado pelo bolsonarista. “O senhor fala que tem que ter debate. Tem que permitir que eu fale. Cadê a democracia?”, disse o coronel, pedindo aparte. 

Gritos – Ao insistir com Kemp, o petista perdeu a compostura. “O senhor vem aqui me ameaçar? Esse palavreado nojento que vocês usam, de exterminar. Temos que pregar a paz. Eu não lhe concedi o aparte”. Com o jeito de falar calmo e baixo, David pediu respeito. “Se for gritar eu vou gritar mais alto que o senhor. O senhor não é mais homem que eu. Me respeita”. 

União – No fim, os dois chegaram ao consenso que vão tentar juntos pacificar o debate e evitar os extremismos da polarização política. David também disse que o que eles têm em comum é a indignação pelos fatos ocorridos, de violência entre apoiadores rivais políticos. 

Ausentes - Os deputados estaduais Lucas de Lima (PDT) e Marçal Filho (PSDB) não participaram da sessão integralmente nem mesmo após a proibição da participação deles em programas de rádio, por conta da legislação eleitoral. Os dois que apresentavam programas ao vivo durante o exercício do mandato e compareciam de forma virtual nas sessões ordinárias, não apareceram no Palácio Guaicurus nesta terça-feira (12) e participaram de forma pouco expressiva no compromisso legislativo de ontem. 

Politicagem - Servidores de Campo Grande tem se queixado de visitas de candidatos a deputado federal e estadual em unidades de saúde e escolas. Os funcionários estão constrangidos com isso, segundo o vereador André Soares, o Professor André (Rede). 

Denunciem! – O vereador destacou a situação durante sessão ordinária na terça-feira (12) e pediu que os servidores façam denúncias ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em casos de políticos se apresentando como candidatos em locais públicos. O presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSDB), também disse que vai averiguar tais ocorrências. 

Homenagens - O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou várias leis de autoria dos deputados estaduais que visam homenagear pessoas dando nome de trechos de rodovias e prédios. Luiz Bernart Neto, pecuarista que faleceu em 2021 de covid-19, Antônio Louza, ex-pastor na Congregação do Porto Caiuá também vítima do coronavírus, o empreiteiro Guilherme Gomes da Silva e o ex-investigador de polícia Olegário Pereira estão entre os homenageados. 

Calendário - Também entraram em vigor novas datas para o calendário oficial de Mato Grosso do Sul. O Estado passa a ter o Dia Estadual da Segurança do Paciente, a ser, anualmente, comemorado em 17 de setembro. E ainda passam a valer nas datas estaduais a Semana Estadual de Cuidados Paliativos, todos os anos, no segundo sábado do mês outubro e a Semana de Incentivo à Adoção Tardia, a ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de setembro.

Nos siga no