Jogo Aberto

Pandemia faz julgamentos virtuais multiplicarem em MS

Anahi Zurutuza | 05/07/2021 06:00
Desembargador analisa processo em home office (Foto: TJMS/Divulgação)
Desembargador analisa processo em home office (Foto: TJMS/Divulgação)

Até na Justiça – A pandemia fez com que a maior parte dos julgamentos dos processos enviados ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) passassem a ser totalmente virtuais, mesmo quando decisões cabem a colegiados.

Dez vezes mais – No primeiro semestre de 2019, quando ainda não existia a covid-19, 2.106 casos foram analisados remotamente. O número multiplicou oito vezes no primeiro semestre do ano passado, quando 17.655 ações foram julgadas virtualmente, e dez vezes no período de janeiro a junho deste ano, quando foram 23.152 julgamentos virtuais e apenas 9.447 julgamentos presenciais.

Sem testemunhas – Marcos André Vilalba Carvalho, 22, acusado de matar e violentar sexualmente a vizinha, Carla Santana Magalhães, de 25 anos, não terá ninguém para falar em sua defesa durante júri popular, a não ser os advogados. No dia 29 de junho, a defesa do réu comunicou ao juiz Aluízio Pereira dos Santos, da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, que não vai arrolar testemunhas para ser ouvidas em plenário.

Júri – Marcos André será julgado por homicídio qualificado por feminicídio, motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima, estupro, vilipêndio e ocultação de cadáver. O júri ainda não foi marcado.

Expansão – O Grupo Pereira, dono de rede de supermercados em quatro estados brasileiros, vai abrir a oitava loja Fort Atacadista em Campo Grande. A loja ficará na Avenida Três Barras, para atender moradores de bairros como Tiradentes e Rita Vieira.

Obras – Máquinas já estão trabalhando em área de 22 mil metros quadrados. A coluna apurou ainda que a unidade do Fort Atacadista já existente na região, na Rua Marquês de Lavradio, passará por reforma.

A la Master Chef – Políticos sul-mato-grossenses resolveram mostrar seus dotes culinários nos últimos dias. Durante a semana gelada, o senador Nelsinho Trad (PSD), divulgou vídeo cozinhando pinhão, castanha muito saboreada em lugares mais frios, como aperitivo.

Receita secreta - Neste domingo, foi a vez do deputado estadual Pedro Kemp (PT) postar foto fazendo lasanha de berinjela. A receita, contudo, foi mantida em segredo. “Mais uma especialidade nossa. Receita no privado hehe”, brincou na postagem.

D2 – Doses da vacina Astrazeneca que chegaram na próxima semana serão destinada exclusivamente para a segunda aplicação. O município teme que haja atrasado no envio das D2 a exemplo do que ocorreu com a Coronavac em junho, considerando que a projeção de entrega  de doses pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios para julho, é 57% menor do que a realizada no mês de maio.

30 mil – A Prefeitura pretende aplicar 30 mil segundas doses na próxima semana. A Capital já tem 21% da população imunizada, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública). 

Nos siga no