Jogo Aberto

Números da taxa de iluminação pública ficam na escuridão

Waldemar Gonçalves | 29/07/2016 06:00

Cadê os números? – Ao questionar na Justiça a suspensão da taxa de iluminação pública, a Prefeitura de Campo Grande não apresentou qualquer balanço referente à arrecadação ou projeto para usar o dinheiro. Os únicos números na petição constam em reportagens do Campo Grande News, referente ao assunto, anexados a ela.

Luz fraca – A falta de transparência dos números da Cosip é vista por vereadores como um dos principais pontos fracos da argumentação da Prefeitura. Sem conseguir explicar quanto arrecada e como gasta esta arrecadação, ficará difícil retomar a cobrança, dizem parlamentares.

Lula ponto com Dilma – Com Dilma Rousseff (PT) às vésperas do que pode ser o fim definitivo de uma sequência de mandatos petistas na Presidência da República de 2003 para cá, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou um novo site ontem. “Criamos este site para reforçar a luta pela democracia e pelo estado de direito neste grave momento em que o País está vivendo”, diz Lula.

Petistas ponto com Lula – O lançamento, anunciado por vídeo postado no perfil de Lula no Facebook, foi prontamente compartilhado pelo deputado federal José Orcírio, o Zeca do PT, e o vereador Marcos Alex. “Vamos falar das conquistas do povo no nosso governo, para defendê-las, porque estão ameaçadas e não podemos voltar atrás”, emenda o líder máximo dos petistas ao falar do Lula.com.br.

Ativo no Face – O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), anda afastado das agendas públicas. De olho na reeleição, não quer se arriscar a ter problemas com a lei eleitoral ainda antes da largada oficial da campanha. No Facebook, no entanto, mostra-se bastante ativo.

Homem do asfalto – Ontem, por exemplo, Bernal postou foto da Avenida Capital, recentemente recapeada. E disparou contra adversários: “mesmo com as perseguições, boicotes e tentativas de atrapalhar sua administração, ele já está completando 5 avenidas recapeadas: Bandeiras, Spipe Calarge, Guaicurus (foi ele quem licitou), Capital e Hiroshima (obras em andamento) ao custo de menos de R$ 10 milhões”.

Concurso na Câmara – A Justiça autorizou acordo em que a Câmara Municipal de Campo Grande se compromete a demitir funcionários comissionados e a fazer concurso público para substituir parte dos desligamentos. A decisão saiu nesta semana.

Processo extinto – Antes disso, o Ministério Público Estadual processou a casa leis, por ela manter mais de 90% de servidores comissionados, aqueles que entram no Poder Público sem concurso, quando deve ser o contrário. Para evitar briga judicial, as partes firmaram o acordo, cuja validade dependia de homologação. Com isso, a ação foi extinta.

Cortando a chapa – O PMDB vai lançar menos vereadores do que poderia, tendo 32 dos 44 candidatos possíveis. Outros partidos, como PTB e PP, já vivem situação contrária e terão de cortar nomes até as convenções partidárias.

Esquerda para que lado? – Depois do fim da frente de esquerda, cada partido vai para um lado. PDT segue para os tucanos, enquanto que o PT pode seguir sozinho. Já o PC do B mantém conversa com o PP de Bernal. Definições apenas no dia 5 de agosto, data limite para as convenções.

(com Leonardo Rocha, Anahi Zurutuza, Mayara Bueno e Michel Faustino)

Nos siga no Google Notícias