Jogo Aberto

No “olho do furacão”, prefeita de MS tenta “fingir” normalidade

Por Anahi Zurutuza, Fernanda Palheta e Gabriela Couto | 04/04/2024 06:00
Vanda Camilo durante agenda pública na manhã desta quarta-feira (3) (Foto: Reprodução das redes sociais) 
Vanda Camilo durante agenda pública na manhã desta quarta-feira (3) (Foto: Reprodução das redes sociais) 

Dia agitado – Acordada pela reportagem do Campo Grande News com ligação antes das 7h, a prefeita Vanda Camilo (PP) disse não estar sabendo “nada” sobre a terceira fase da Operação Tromper, que investiga contratos milionários firmados pelo genro, Cláudio Serra Filho, quando ele ainda era secretário de Fazenda na gestão dela. A partir daí, a chefe do Executivo de Sidrolândia teve dia agitado, mas tentou “fingir” normalidade, pelo menos nas primeiras horas da manhã. 

Na Prefeitura – Por ironia do destino, Vanda teve reunião com o atual titular da Secretaria de Fazenda, Waldemar Acosta. Ela mostrou o encontro nas redes sociais dizendo que discutiu estratégias para “garantir o progresso financeiro” da cidade. 

Nas ruas – A prefeita ainda caminhou por ruas da cidade que serão recapeadas e informou em postagem que assinava ordem para o início dos serviços, orçados em R$ 17 milhões. “É tempo de trabalho”. Coincidência ou não, em meio aos contratos investigados pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) e Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), estão os relacionados à pavimentação asfáltica.  

Às quartas... – Conhecida pelas aparições performáticas, ao menos nas redes sociais, Vanda vestia conjunto todo cor-de-rosa nesta quarta-feira (3), fazendo lembrar frase do filme “Meninas Malvadas” que é meme na internet: “Às quartas, usamos rosa”. No período da tarde, após a notícia que o genro estava preso ser amplamente divulgada, a prefeita “desapareceu”. Na casa dela, quem atendeu o portão informou que ela estava “em agenda externa”, mas pela cidade, ninguém soube dizer onde encontrá-la.

Planos frustrados? – Rafael Soares Rodrigues, o secretário de Educação de Sidrolândia, tinha pretensões políticas para 2024, ao menos até ser alvo na Operação Tromper, deflagrada ontem. Ele já havia anunciado um “save the date” para o dia 5 de abril, data em que se lançaria pré-candidato a vereador da cidade. Resta saber se manterá os planos. 

Reforço para campanha – Incentivadora das candidaturas de mulheres no pleito municipal de 2024, a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a "Janja", deve vir a Campo Grande para apoiar o nome da deputada federal Camila Jara (PT) na disputa pela prefeitura da capital sul-mato-grossense. Quem está contando com isso é a própria parlamentar petista, que ao conversar com a reportagem, não quis adiantar a data do desembarque.

Agenda ministra – Enquanto isso, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, deve voltar a Mato Grosso do Sul para cumprir agenda pública. Nesta sexta-feira (5), ela visita o local onde será construída a Casa da Mulher Brasileira, em Dourados, e em seguida participa da audiência pública promovida pela deputada estadual Gleice Jane (PT). O tema "Os Caminhos Inclusivos Rumo a um MS sem Misoginia" será tratado a partir das 13h30, na Câmara Municipal de Dourados, no Shopping Avenida Center. 

Lesionado – Bicampeão mundial atleta de rodeios sul-mato-grossense, José Vitor Leme, o "Vitinho", de Ribas do Rio Pardo, anunciou que não irá mais competir nas etapas restantes da temporada 2024 da "Unleash The Beast", o campeonato mundial da Professional Bull Riders, nos Estados Unidos. A competição se encerra em maio e reconhecerá o peão como Campeão Mundial individual deste ano. A decisão foi tomada devido a uma lesão na virilha. Com isso ele consequentemente também ficará de fora da Final Mundial que acontece no Texas em maio, adiando o sonho do tricampeonato. 

Abaixo ao padrão estético – A jornalista sul-mato-grossense Veruska Donato, atual assessora de imprensa da Secretaria Municipal de Governo de Campo Grande, obteve importante vitória na Justiça do Trabalho em uma ação milionária que moveu contra a TV Globo, onde trabalhou por duas décadas. O juiz do caso reconheceu direitos trabalhistas e constrangimentos sofridos pelo padrão estético imposto pela emissora, relacionado à idade e ao peso das mulheres da frente das câmeras. O assunto ainda não está esgotado, cabendo recurso à empresa. Mantida a condenação, somente ao final serão definidos os valores que a jornalista terá direito. 

Quermesse – Deputado estadual, Pedro Caravina (PSDB) conseguiu aprovar nesta quarta-feira (3), na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), o projeto de lei que inclui no Calendário de Eventos do Estado a Festa do Padroeiro São João Batista, no município de Bataguassu. Na oportunidade, ele aproveitou para fazer o convite aos colegas. "O governador confirmou que vai prestigiar o evento, que acontece todo sábado de junho. Aproveito para convidar todos vocês a prestigiarem nossa quermesse".

Nos siga no