Jogo Aberto

Neta de cacique se encontra com Nobel da Paz

. | 03/11/2014 06:00
Jojara (com cocar vermelho) em evento de premiação de Malala. (Foto: World's Children's Prize)
Jojara (com cocar vermelho) em evento de premiação de Malala. (Foto: World's Children's Prize)

Ilustre - Neta de cacique Nizio Gomes, assassinado em 2011 em Mato Grosso do Sul, se encontrou na sexta-feira passada com Malala Yousafzai, ganhadora do Nobel da Paz, 2014. A guarani Jojara Gomes esteve também com a rainha Silvia, da Suécia, durante o evento de entrega do prêmio “Crianças do Mundo”.

Voz mirim - Jojara representa a luta das crianças indígenas brasileiras pela dignidade nas aldeias e leva a realidade de Mato Grosso do Sul ao mundo. O avô morreu defendendo a demarcação da área indígena Guaiviry, reivindicada pelos guarani kaiowá desde 2004. O território fica entre Ponta Porã e Aral Moreira.

Famosos - Os índios sul-mato-grossenses são destaque mundo afora. No mês passado, o astro de Hollywood Leonardo DiCaprio fez questão de tirar fotos com Marcos Terena, representante brasileiro em manifestações antes da cúpula do clima de Nova Iorque.

Domingão - O prefeito Gilmar Olarte e a primeira dama acordaram cedo no domingo e engataram em um passeio por pontos tradicionais de Campo Grande. A primeira parada foi para pegar jornais semanários na Afonso Pena, costume bem campo-grandense.

Campeã - Os dois foram também à Praça Ary Coelho, que passa por obras de revitalização. Andréia Olarte jogou até dominó com os aposentados que sempre estão por ali e, segundo a assessoria, ganhou todas as partidas.

Apagando incêndio - Alguns dos organizadores da manifestação contra a presidente Dilma em Campo Grande, realizada no sábado, saíram chateados do protesto porque todo o foco foi para o pedido de um grupo pela intervenção militar. No Facebook, muitos “imploravam” para que isso fosse desconsiderado.

Sobrevivência - Passadas as eleições e já pensando na possibilidade de Reforma Política, os partidos menores começam a avaliar nacionalmente a possibilidade de fusão. PSB, PPS e Solidariedade podem formar um bloco e o DEM vai ter de procurar alguns nanicos para continuar elegendo nomes.

Na labuta - O governador eleito, Reinaldo Azambuja, teve ontem o último dia de descanso antes da maratona até a posse em 1º de janeiro. Nesta semana, terá reuniões aqui em Campo Grande e também em Brasília.

Agenda - Depois da pescaria no Pantanal, a primeira conversa de trabalho deve ser com o governador André Puccinelli. Outra parada será na Assembleia Legislativa para tratar do orçamento de 2015. Mas por enquanto, o único encontro com data marcada é em Brasília, com a bancada federal na quarta-feira, às 17 horas.

Zen - O monge budista Gen Togden fará a primeira visita a Campo Grande no dia 6 de novembro, próxima quinta-feira. Ele é douradense, mas há 30 anos vive fora do Brasil e virou uma das referência no budismo na América Latina. Mas Gen não vem para falar em templos. Vai estar no Palácio Popular da Cultura dando palestra.

Nos siga no