Jogo Aberto

Ministro vai de mala, cuia e cachorros para Brasília

Anahi Zurutuza, Aline dos Santos, Bruna Pasche e Guilherme Henri | 07/01/2019 06:00

Mudança – Agora ministro da Saúde, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) busca novo endereço em Brasília. “Infelizmente, não vou mais conseguir ir a Campo Grande como eu ia”, diz. A mudança inclui a esposa e os cachorros.

Equipe técnica – Sobre a possibilidade de buscar em Campo Grande nomes para o Ministério da Saúde, Mandetta disse ao Campo Grande News que o critério que vai utilizar para compor sua equipe é ser “experiente” com escalas grandes, pois os atendimentos são para mais de 200 milhões de habitantes.

Trauma – Filho de Mandetta, quando o atual ministro ainda era secretário de Saúde da gestão Nelsinho Trad (PTB), o Hospital do Trauma ainda não saiu completamente do papel e o projeto foi parar na mira do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) por causa da subutilização do espaço. Questionado sobre dar “forcinha” à frente do ministério para que a unidade passe a funcionar em plena capacidade, Mandetta disse apenas que, até ontem sabe, o governo federal tem feito sua parte.

Convite – O ministro agradeceu pelas redes sociais o apoio que tem recebido desde que tomou posse. “Neste primeiro domingo do ano, agradeço às manifestações de carinho recebidas por ocasião de minha posse, meu compromisso é ajudar a melhorar a Saúde do nosso País. Ao mesmo tempo convido a todos, a que acompanhem e façam suas cobranças ao Ministério através do Portal Saúde Brasil”, publicou.

E o Bernal? – Sem mandato, mas não fora da política. O ex-prefeito cassado de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) continua ativo nas redes sociais. O ex-chefe do Executivo municipal, que não se elegeu deputado federal neste 2018, não deixa de compartilhar nenhuma lembrança no Facebook, de quando era e de depois que deixou a prefeitura.

Timeline – Na lista do ex-prefeito também tem promessas políticas, mensagens do Papa Francisco e como bom paraguaio, ele não poderia deixar de compartilhar o gosto por músicas da terra vizinha.

Réu “problema” – Réu pela morte de segurança em casa noturna de segurança, pela terceira vez confusão envolvendo Cristhiano Luna de Almeida, 31 anos, ganha as páginas deste jornal on-line. O acusado, contudo, garante que leva vida normal.

Trabalho – Luna, que aprendei como ofício a confeitaria, disse ao Campo Grande News que atualmente presta consultoria a restaurantes. “Estou trabalhando muito e estudando”.

Marun e a grafia – O ex-ministro e ex-deputado federal Carlos Marun (MDB) tem tido dificuldade com a grafia de certas palavras, se é que é ele mesmo quem escreve as notas enviadas a lista de transmissão pelo WhatsApp. É preciso levar em conta também que palavras podem ter sido enviadas erradas por causa do corretor ortográfico automático sem que o transmissor percebesse.

Dois exemplos – Não bastasse ter trocado o nome do ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni – Marun o chamou de Ônix, o nome da pedra preciosa, nesta semana -, o ex-ministro trocou foro por "fórum" privilegiado. Gafezinha.

Nos siga no Google Notícias