Jogo Aberto

Grito dos Excluídos "libera" cores no 7 de Setembro

Ângela Kempfer e Marta Ferreira | 07/09/2019 07:00
Grito dos Excluídos em 2018, após desfile de 7 de Setembro em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Grito dos Excluídos em 2018, após desfile de 7 de Setembro em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

Livres – Todo desfile de 7 de Setembro, há 25 anos, termina com a manifestação “Grito dos Excluídos”. Neste ano, em que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) convocou a população para usar verde e amarelo, era de se esperar que a organização fosse na onda contrária, pedido aos manifestantes que usem preto, como já existem campanhas nas redes sociais. Segundo eles, porém, não há essa orientação. “Cabem todas as cores que os grupos queiram usar”, afirmou à coluna um dos sindicalistas responsáveis pela preparação do ato. A conferir.

Tiozão - Durante evento do Laboratório Urbano Efêmero de Campo Grande, o prefeito Marquinhos Trad aproveitou a presença de  muitos estudantes para lembrar da importância dos formadores de opinião, mas desde que eles tenham argumentos.

Vendados - Segundo ele, sobre política as pessoas hoje se dividem entre defender um ou outro, sem muita informação. Insistem em dizer que o Lula é ruim, porque é ruim e Bolsonaro é bom porque é bom, citou. "A maioria das pessoas está assim, com vendas nos olhos", comentou o prefeito.

Fora do ninho – A disputa eleitoral em Miranda ganhou um ingrediente que chama atenção. A lista de chapas e coligações na disputa suplementar não conta com a presença tucana, apesar de, atualmente, o PSDB ter o maior número de prefeitos do Estado (44 dos 79). O Campo Grande News não conseguiu ouvir dirigentes do Diretório Municipal do partido para saber o motivo da ausência.

Da casa - Por lá, as campanhas vão poder custar, no máximo, R$ 422 mil, em uma cidade de 18 mil habitantes. Dos oito concorrentes, entre candidatos a prefeito e vice, cinco exercerem hoje mandato de vereador. 

Promoção pessoal – Vereador de Caarapó está usando o site da Câmara da cidade para fazer propaganda pessoal. Foi o que constatou o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) que investigou denúncia e recomendou que o Legislativo da cidade retire a publicação “Alessandro Paulino faz parceria com a Caarapó FM e entrega óculos a crianças carentes” do ar.

Só informação – A recomendação é para que a Câmara da Caarapó permita que no site sejam publicados somente releases de caráter educativo, informativo ou de orientação social, sem o nome ou logo dos mandatários.

Hermanos - Comitiva de juízes do departamento de Santa Cruz, na Bolívia, estive ontem com o presidente do Tribunal de Justiça de MS, desembargador Paschoal Carmello Leandro. Eles aproveitaram a passagem por aqui, para participação em congresso, para agradecer a parceira com o TJ/MS na implantação de processo eletrônico que vai ocorrer em outubro.

Sim à vida - Na próxima terça-feira (10), Governo do Estado abre palestras voltadas à prevenção do suicídio entre os servidores públicos. O projeto tem com o tema “Diga sim à vida”, com palestras de psicólogas especialista no assunto e também em dependência química. A primeira conversa será no dia 10, às 8h30, com a equipe da Secretaria de Infraestrutura.

Transparente - O Tribunal Regional Eleitor de Mato Grosso do Sul comemora o 3º lugar no Ranking da Transparência do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O estudo não levou em conta só os TREs, mas considerou os dados dos tribunais de 6 segmentos do Poder Judiciário. Entre os 93 tribunais do País, o TRE/MS cumpriu 93,44% dos requisitos exigidos pelo CNJ, e só perdeu para o Rio Grande do Sul e o Amazonas.

Nos siga no