Jogo Aberto

Governo promete "olhar profundo" sobre barragens

Ângela Kempfer | 14/02/2019 06:00

Articulado - O secretário especial de articulação, do governo do Estado, Sérgio de Paula, tem frequentado com regularidade a Assembleia. Ele participa da articulação dos partidos em busca de espaço político dentro do Legislativo, inclusive da mesa diretora.

Olho grande - Sérgio esteve ontem (13) no gabinete do líder do governo, José Carlos Barbosa (DEM), tratando da disputa pela presidência da Comissão de Eficácia Legislativa, que segundo ele está entre o democrata e Evander Vendramini (PP).

Olho profundo - O governador Reinaldo Azambuja garantiu um “olhar profundo” sobre a condição das barragens de Mato Grosso do Sul, principalmente, de Corumbá e Ladário. “Depois dos desastres tristes no Brasil, o Imasul está fazendo trabalho conjunto com o Ibama, fazendo vistorias, olhando laudos para atestar a segurança das barragens e para não acontecer o mesmo que em Brumadinho e Mariana”, garantiu.

Irreparáveis - Na avaliação dele, “o momento é de ter o controle para saber se as barragens são realmente seguras, inclusive, acionando o setor privado, caso precise de reparos imediatos ou longo de prazo. Houve perda de vidas e danos irreparáveis, é importante ter essa preocupação e fiscalização das barragens de MS”, concluiu.

Leite livre - O governador também elogiou a decisão do presidente Jair Bolsonaro de manter subsídios em relação ao leite ao mercado europeu. "Decisão acertada porque poderia prejudicar a produção local".

Quebra de braço - Reinaldo lembrou que os produtores de leite dos Estados Unidos possuem subsídios do governo, para proteger o setor. Também destacou que nesta história, a ministra Tereza Cristina ganhou a queda de braço com Paulo Guedes.

Sem especialista - O Ministério Público abriu inquérito contra a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande para apurar a falta de médicos infectologistas pediátricos no CEDIP (Centro de Doenças Infectoparasitárias), que funciona em unidade do Nova Bahia. O problema maior, segundo o MPMS é que existe demanda reprimida nesse quesito.

Mal na foto – A queda de helicóptero que vitimou o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quatrucci pode mudar o Código Penal brasileiro em relação a quem, em vez de ajudar no socorro a vítimas de acidentes e similares, prefere fotografar e filmar. Fábio Trad (PSD) quer enquadrar quem fizer isso no crime de omissão e socorro, com penas mais duras.

“Cenas lamentáveis” – O deputado federal se mostrou indignado com as “cenas lamentáveis” do acidente, mais propriamente com a postura de “quatro marmanjos tirando foto e filmando, enquanto uma mulher sozinha tentava salvar o caminhoneiro. Não pode. Por isso entramos com o projeto de lei e vamos fazê-lo ser aprovado”, sentenciou Fábio.

Aborto - O Senado desarquivou ontem (13) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que proíbe o aborto e cria penas pesadas para mulheres que praticam o ato. Imediatamente a senador Simone Tebet (MDB) comentou a retomada e pediu que dessa vez o debate seja concluído

Quem não faz, leva - "Esse é um tema polêmico, é um tema que comove a sociedade como um todo e nós não podemos esquecer que se não avançarmos nessa pauta o Supremo Tribunal Federal o fará", disse a senadora Simone Tebet, justificou.

Nos siga no Google Notícias