Jogo Aberto

Governador se diz otimista para 2016, após ano 'desafiador'

Waldemar Gonçalves | 02/01/2016 07:00

Sem reclamar – “Nem preciso dizer o quanto 2015 foi um ano desafiador. Enfrentamos com coragem as dificuldades impostas pelas heranças que recebemos e pela grave crise nacional, que praticamente parou o Brasil. No lugar de reclamar, fizemos nossa parte”. Este é um trecho de vídeo que o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), postou em seu perfil no Facebook na tarde de 31 de dezembro.

Ações – Ao longo de pouco mais de 2 minutos, Reinaldo faz um balanço de seu primeiro ano de gestão. “Cortamos despesas, acabamos com desperdícios e melhoramos a gestão do Estados. Ajustamos alguns impostos porque não havia outra alternativa. E só assim conseguimos cumprir em dia os compromissos com servidores e fornecedores”, disse ele, antes de elencar ações de governo como a Caravana da Saúde e o novo portal da transparência do Estado.

Otimista – O fim da mensagem vem em tom otimista para 2016. “Por tudo isso, não há razão para pessimismo. Vamos em frente, avançar com muito trabalho, parcerias e foco em resultados”, conclui o líder tucano.

Suíte – Alice, primeira neta de Reinaldo, já avô de dois meninos, ficou com a mãe, Isis, em uma suíte particular na Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande. A pequena nasceu ao meio-dia de 31 de dezembro. No andar do hospital tem três suítes: a rosa, para meninas, a azul, dos meninos, e a amarela, única delas com uma antessala capaz de melhor acomodar visitantes.

Diária – Qualquer pessoa com convênio médico que inclua apartamento pode reservar uma das suítes especiais da maternidade. Basta, para tanto, desembolsar a diferença da diária, que varia de R$ 700 a 800.

Desprevenido – Dia 30 de novembro, o governo de Mato Grosso do Sul avisou: o salário de dezembro dos servidores estará disponível em suas contas bancárias no primeiro dia útil de janeiro, ou seja, próxima segunda-feira, 4. O Campo Grande News, por exemplo, publicou à época a informação. Teve servidor que não viu ou entendeu errado e, no primeiro dia do ano, um feriado de sexta-feira, reclamou por ter ficado na praia sem dinheiro.

Shopping – Outras lojas têm previsão de fechar no shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, após os anúncios de Walmart e Luigi Bertolli, de acordo com comerciantes locais. A situação, no entanto, não estaria incomodando o condomínio. Segundo um lojista, tem condômino indignado porque diretores do shopping, apesar de cenário pessimista, não cancelaram férias no exterior.

Ordem – Boa parte dos novos membros da diretoria da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul) não esteve no ato de posse, na sede do órgão, na tarde do dia 1º de janeiro. Estão viajando. O novo presidente, Mansour Elias Karmouche, comentou que em 25 de janeiro será feita solenidade simbólica, quando, então, todos deverão ser devidamente empossados.

Luz – No rol das boas notícias para 2016 está o fato de que a tarifa de energia elétrica, uma das vilãs da inflação nos últimos 12 meses, deve estabilizar. A tendência é de que aumentos sejam dentro dos índices inflacionários, ou seja, bem abaixo da alta média de 49% registrada no ano recém terminado.

Inflação – "Sei que as famílias brasileiras se preocupam com a inflação. Enfrentá-la é nossa prioridade. Ela cairá em 2016, como demonstram as expectativas dos próprios agentes econômicos." O trecho é de artigo da presidente Dilma Rousseff (PT) publicado na primeira edição do ano do jornal Folha de S. Paulo.

(colaboraram Flávia Lima e Mariana Rodrigues)

 

Nos siga no Google Notícias