Jogo Aberto

Estado da carne, MS se prepara para exportar amendoim

Por Anahi Zurutuza, Mylena Fraiha, Fernanda Palheta, Caroline Maldonado e Gabriela Couto | 26/03/2024 06:00

“Capital do Amendoim” – Que Mato Grosso do Sul já tem a “Capital do Pantanal” e a “Capital do Agro” muita gente já sabe, mas o Estado também está prestes a “fundar” a “Capital do Amendoim”. Pelo menos é o que pretende o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB). Segundo ele, o município tem investido na plantação da oleaginosa e já conta com 7 mil hectares de amendoim cultivados por cooperados da Casul.

Investimento pesado – De acordo com o representante da cooperativa, Djalma Migliorini, foram investidos 117 milhões de reais em infraestrutura. A previsão é que as exportações de Bataguassu para outros países comecem até 2026, com a finalização das obras. 

Ombro a ombro – Quem testemunhou a rivalidade entre os ex-governadores André Puccinelli (MDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB) há alguns anos, não acreditaria nas cenas registradas no início da noite desta segunda-feira (25), durante lançamento de pré-candidatura a prefeito de Corumbá por uma terceira sigla, o PSB. Sentados lado a lado, André e Reinaldo não só dividiram a bancada, como trocaram cochichos de ombros colados.

Reinaldo Azambuja (à esquerda) e André Puccinelli "trocam figurinhas" (Foto: Fernanda Palheta)
Reinaldo Azambuja (à esquerda) e André Puccinelli "trocam figurinhas" (Foto: Fernanda Palheta)

Ô abre alas - Ainda durante a filiação do médico Gabriel Alves de Oliveira ao PSB, na noite de ontem, outra cena chamou a atenção. O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, que é vice-presidente da sigla e que já se aventurou candidato em outros pleitos, cedeu seu lugar na mesa para o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Campo Grande, Beto Pereira (PSDB). Queria deixar o tucano em posição de destaque e anunciou: "não sou candidato". Ayache acomodou-se na primeira fileira da plateia.

Voando juntos - Paulo Duarte, o presidente estadual do PSB, não escondeu o contentamento em ver várias lideranças tucanas prestigiando a filiação do ex-MDB, Gabriel de Oliveira. Foi uma demonstração de que o PSDB realmente abrirá mão da candidatura própria em Corumbá para ter o PSB ao seu lado nas eleições municipais. "Pomba e tucano voarão juntos", afirmou, em referência às aves símbolo dos dois partidos.

É do Sul! – A senadora Soraya Thronicke (Podemos) corrigiu publicamente o jornalista global César Tralli nas redes sociais. Em postagem no X, antigo Twitter, ela destacou que o presídio federal de Mato Grosso do "SUL" com letras garrafais, fica em Campo Grande. 

Ponto facultativo – Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na próxima quinta-feira (28). Desta forma os servidores terão quatro dias de folga por conta do feriado nacional da Paixão de Cristo, na sexta-feira (29) e o fim de semana. 

Tá aí – A prefeita de Laguna Carapã, Zenaide Espíndola (MDB), assumiu após o falecimento do prefeito Ademar Dalbosco, em dezembro de 2023. Na época, o MDB já havia anunciado a candidatura do ex-prefeito Itamar Bilibio. No entanto, ela não esconde o desejo de tentar a reeleição, diz que o grupo político está discutindo e seu nome está à disposição "para avaliação da população" que vai se revelar nas pesquisas. 

Rápido e rasteiro – Depois de concluir inventário em tempo recorde (apenas 1 dia), em novembro do ano passado, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio do Nufam (Núcleo da Família), conseguiu concluir outro processo do tipo em 48 horas. Conforme o defensor público Renato Rodrigues dos Santos, a tramitação rápida e rasteira só foi possível porque toda a documentação estava reunida e havia acordo entre os herdeiros. 

Morosidade – Um inventário judicial não tem prazo para acabar. Em geral, a partilha extrajudicial, feita em cartórios, é mais rápida, mas quando não há divergências e são poucos os herdeiros, a tendência é que o processo não se prolongue tanto.

Nos siga no