Jogo Aberto

Empresa que vai assumir Sanesul explica planos à Assembleia

Gabriela Couto e Marta Ferreira | 17/04/2021 07:05
Contrato de Parceria Público Privada foi assinado em fevereiro. (Foto: Divulgação)
Contrato de Parceria Público Privada foi assinado em fevereiro. (Foto: Divulgação)

Perguntas – Na próxima terça-feira (dia 2), às 10h, a Assembleia Legislativa recebe o diretor presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr, e diretores da Ambiental MS Pantanal, para esclarecer pontos da   PPP (Parceria Público-Privada) entre o governo estadual, dono da estatal, e a empresa privada, firmada em fevereiro. A MS Pantanal é liderada pela Aegea, que já é dona da concessão dos serviços em Campo Grande, por meio da Águas Guariroba. 

A caminho – O contrato prevê prazo de 90 dias para entrada em vigor. Isso dá 5 de maio, o seja, está chegando. A previsão é de investimento de R$ 3,8 bilhões para o que é chamado burocraticamente de “universalização” do serviço de esgotamento sanitário. Na prática, é levar a rede até cada um dos 1,7 milhão de clientes da Sanesul em 68 municípios do Estado. O prazo previsto é de 10 anos.

Senhor das Lives – Um ano depois de ficar sem cargo público, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, segue como uma das vozes sobre a pandemia. Ele está fazendo lives com companheiros técnicos do ministério, aqueles que apareciam sempre ao lado dele durante as transmissões feitas diariamente quando a crise sanitária começou.

Agora não – Embora seu nome esteja evidentemente colocado para a disputa da sucessor do agora desafeto Jair Bolsonaro, Mandetta está evitando o tema. Diz que deixou as discussões para o ano que vem, apesar da pressão dos seguidores nos comentários de suas redes sociais.

Não era assim - O epidemiologista Wanderson de Oliveira, do time do ex-ministro, acabou revelando que seu nome ficou conhecido com a grafia errada desde que Mandetta pronunciou com V a inicial. A mãe dele diz não gostar da troca.

Escola “eleitoral” - O Partido Novo lançou novo curso de olho nas eleições 2022. O processo de formação de candidatos tem sua primeira turma em aula, com 55 aprovados na primeira etapa para o pleito do ano que vem. 

Processo - Serão 66 horas de aulas formação, ao longo de 10 semanas. Após o curso, os postulantes apresentarão um TCC, tal qual nas faculdades. Depois, passarão por entrevistas e, caso aprovados, estarão aptos a participar das convenções partidárias de cada estado e do Distrito Federal.

 Adeus – O deputado federal Beto Pereira (PSDB) lamentou ontem em suas redes sociais a perda do avó, Antônio Honostório de Rezende, aos 87 anos. A despedida virtual foi em tom emocionado, com texto poético sobre o avô, definido pelo parlamentar como seu grande herói. A causa da morte não foi informada.

Despedida – O luto pela morte da Ruth de Souza, campeã olímpica de basquetebol, motivou manifestação de outro atleta famoso nascido em Três Lagoas, José Luiz  Barbosa, o “Zequinha”. Aos 59 anos, ele mora nos Estados Unidos e conversou ontem com o jornalista Ricardo Ojeda, do site Perfil News.

Abandono – Zequinha falou da trajetória de Ruth, integrante do time que conseguiu o histórico título, junto a esportistas como Paula e Hortênsia.  Para ele, “Rutão” tinha sido esquecida, de certa forma, por quem poderia dar mais importância a ela. O sepultamento da ex-jogadora da Seleção foi pago por companheiras dela no título Olímpico de 1994, na Austrália. 

Nos siga no