Jogo Aberto

Discurso de bispo católico agrada prefeito da Capital

Edivaldo Bitencourt | 24/06/2015 06:00

Ranking – Mato Grosso do Sul tem, proporcionalmente, a maior taxa de presos do País. A triste constatação foi divulgada pelo Ministério da Justiça. A maior parte dos internos cumpre pena ou foi detido por tráfico de drogas.

Trapalhadas – O Ministério Público Estadual se atrapalhou ao informar os números sobre o número de adolescentes em conflitos com a lei. O conselho nacional do órgão informou que são 859 menores nas Uneis (Unidades Educacionais de Internação). O número supera a maioria dos estados brasileiros.

Erro - O Governo estadual contesta os números e garante que não passa de um quarto do informado pelo Conselho Nacional do Ministério Público. As Uneis contam com 283 adolescentes. Questionado, o MPE destacou que a confirmação dos números dependia de novo levantamento em cada comarca.

Inchada - A comissão da Assembleia Legislativa, que vai acompanhar o projeto da Rota Bioceânica, ficará maior. O número de integrantes deve passar de cinco para oito. O pedido foi feito pelo deputado estadual Beto Pereira (PDT).

Prazo – O presidente do legislativo estadual, Junior Mochi (PMDB), negou, inicialmente, o pedido para ampliar a comissão. Depois, ele voltou atrás e deu prazo até hoje para que as bancadas indiquem os oito integrantes.

Falha - A deputada Antonieta Amorim (PMDB) errou ao avaliar um projeto durante a votação na Assembleia. Pensando em votar a proposta, que reduz em 20% a taxa de vistoria veicular, ela votou com ressalvas. No entanto, avisada que era outro projeto, a peemedebista pediu para retificar e mudou de voto.

Sugestão – O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) sugeriu para o Governo reduzir em 40% a taxa de vistoria veicular. A medida beneficiaria os proprietários que já pagaram pela inspeção sem o desconto de 20%, que passará a vigorar com a aprovação do projeto pela Assembleia Legislativa. A compensação ocorrerá em 2016.

Guerra Santa – Católicos e evangélicos se uniram, ontem, contra a polêmica identidade de gênero, prevista no Plano Municipal de Educação. O item, que previa a inclusão de direitos dos travestis nas escolas públicas, foi retirado, quase, por unanimidade.

Igual – O discurso do arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, agradou o prefeito Gilmar Olarte (PP). Assessores do progressista passaram a tarde em busca de gravações do líder católico contra a política de gênero. “O prefeito pensa igual”, relatou um assessor.

(colaboraram Leonardo Rocha e Aline dos Santos)

Nos siga no Google Notícias