Jogo Aberto

Depois do lixo, João Baird pode dar dor de cabeça a Bernal

Edivaldo Bitencourt | 19/09/2015 07:00

Largada – O PSB dá, oficialmente, a largada para disputar a Prefeitura Municipal de Campo Grande. O partido promove uma grande festa para celebrar a filiação do médico cardiologista e presidente da Cassems, Ricardo Ayache. A reunião será a partir das 9h no Crea/MS.

Opção – Enquanto estuda a melhor opção, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) garante um aliado no comando do PSD. Nesta semana, Robison Gatti assumiu a comissão provisória da sigla em Campo Grande. Além do PSD, Marquinhos ainda não descarta ser candidato a prefeito pelo PMDB.

Contra – O deputado federal Carlos Marun (PMDB) não cogita votar a favor da criação da CPMF, conhecida como imposto do cheque. Ele destacou que não confia no governo da presidente Dilma Rousseff (PT), do qual o PMDB faz parte. “Falta credibilidade a esse governo que aí está para gerir essa nova fonte de receita”, argumentou.

Indeciso – Um voto dado como certo a favor da CPMF é do petista Vander Loubet. No entanto, ele tem sinalizado que está indeciso sobre a volta do imposto do cheque, que foi criado pela primeira vez na gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Vitória – O prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP), contabilizou vitórias na guerra com a Solurb nesta sexta-feira. De manhã, a Justiça concedeu mais uma liminar para a concessionária encerrar a greve. No almoço, os operários decidiram voltar ao trabalho. E à tarde, após uma batida do Ministério Público do Trabalho, a Solurb anunciou o fim da greve.

Finanças – A Justiça negou o pedido da Solurb para bloquear R$ 22 milhões da Prefeitura Municipal de Campo Grande. No despacho, o juiz Alexandre Ito se mostrou sensibilizado com a situação do município, que não vem conseguindo pagar os salários dos funcionários e suspendeu o pagamento de fornecedores por 90 dias.

Vaquinha – Durante audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho, os magistrados também ficaram “sensibilizados” com a situação da Solurb. Durante determinado momento, o juiz chegou a falar em “vaquinha” para ajudar a Solurb a colocar combustível nos caminhões e retomar a coleta de lixo.

Sem secretário – O prefeito Alcides Bernal completará, na segunda-feira, 26 dias sem nomear sete dos 13 secretários. As principais pastas, como Obras, Educação, Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, continuam sem titular.

Devassa – Uma equipe do Ministério da Saúde está realizando auditoria nas contas da Secretaria Municipal de Saúde. O grupo confere ponto por ponto da prestação de contas do primeiro ano de Alcides Bernal no comando da Prefeitura da Capital.

Sem cabeça – A Secretaria de Obras assumiu a operação tapa-buraco sem ter um chefe. Na mesma situação vai estar o Instituto Municipal de Tecnologia da Informação, que vai assumir o papel da Itel sem um titular. Depois da greve do lixo, o empresário João Baird, cujo contrato terminou ontem, pode ser o próximo motivo de dor de cabeça para Bernal. Ele também é investigado na Operação Lama Asfáltica, da Polícia Federal, e da Coffee Break, do Gaeco.

(colaboraram Antonio Marques, Juliana Brum e Ricardo Campos Jr.)

Nos siga no Google Notícias