Jogo Aberto

Após ofensas de vereador, Câmara vai homenagear cultura

Por Ângela Kempfer, Danielly Escher, Gabriela Couto e Jackeline Oliveira | 18/12/2023 06:00
Sessão no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Divulgação)
Sessão no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Divulgação)

Acalmando os ânimos? - Em Sessão Solene nesta segunda-feira (18), a Câmara Municipal entrega o Prêmio Legislativo “Luiz Gustavo da Silva”, a partir de 19h. Os homenageados são produtores e organizadores de eventos, disc-jóqueis e músicos. É um sopro depois de “mordida” que os artistas levaram na semana passada, com o vereador Thiago Vargas (PSD) avacalhando com a categoria em discurso no plenário.

E tem mais - A presidência da Câmara Municipal de Campo Grande, divulgou nota de esclarecimento nesse sábado (16) dizendo que vai reunir a Mesa Diretora e demais vereadores para avaliar o que o Regimento Interno preconiza pela falta de respeito e pela falta de consideração demonstrada por Thiago Vargas em relação às pessoas que trabalham com a cultura.

Vereador Carlos Augusto Borges (Foto: Divulgação)

Somos diferentes - O comunicado diz que a Casa de Leis não tem o mesmo pensamento que o vereador e sabe do trabalho das pessoas envolvidas com a cultura. "Por isso, repudiamos veementemente tal fala e vamos avaliar qual medida tomar”, afirmou o presidente, vereador Carlos Augusto Borges (PSB), o Carlão. Segundo ele a reunião para tratar deste "atrito" será nesta segunda-feira (18) ou amanhã.

Enquanto isso... Na rede social... - Mesmo correndo risco de ser punido pelos colegas, Tiago Vargas usou a internet para fazer mais provocações aos representantes de movimentos culturais. Tudo registrado na página dele caso mais alguém pretenda buscar algum tipo de reparação. 

Na maciota - Fora toda esta situação desagradável, a movimentação na Câmara Municipal de Campo Grande não está com "cara" de fim de ano. Prestes a entrar em recesso, a última semana antes do natal deve começar bem morna. Na pauta da próxima sessão, os vereadores votam Projeto de Lei que altera o nome da Rua Fluviópolis, localizada no Parque Atlântico para Comendador Youssef Ibrahim. 

Em família – Mudar nomes é uma especialidade dos vereadores, inclusive, com alguns legislando “em causa própria”. Na semana que passou, eles aprovaram a troca de Escola Municipal de Educação Infantil, a Emei Aero Rancho, para Escola Municipal de Educação Infantil Professora Therezinha Mandetta Trad. Quem assinou o projeto com pedido de alteração foi o neto da homenageada, o vereador Otávio Trad (PSD).

O calor tá de matar - Não é novidade que o ex-governador Reinaldo Azambuja adora postar conteúdos na rede social e com direito a um material bem produzido. Mas essa vida de "blogueiro" não é fácil. Ao publicar vídeo com mensagem de fim de ano ao lado da esposa, Fátima, o presidente estadual do PSDB escreveu na legenda: "A gente quase derreteu gravando as mensagens de Natal e Ano Novo aqui na fazenda. Eram 17h30 e o calor era de 34 graus".  

Reinaldo Azambuja e a esposa na fazenda (Foto: Rede social)

Super produção - A legenda do líder tucano ainda diz: "Vejam um pedacinho". Deu pra perceber pelo "trailer" divulgado por ele que apesar do "calorão" a gravação contou com vários cenários e até troca de roupas. Tem poses à beira do lago, brincadeira com os cachorros da fazenda e até a ex-primeira dama ganhando flor do marido.  

9º maior do mundo - Depois de instalar consulado em Campo Grande, o embaixador do Cazaquistão, Bolat Nussupov, e o cônsul Alípio Marcus Laca de Oliveira, tiveram reunião com os deputados estaduais na semana passada. Do presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), eles receberam Diploma de Ilustre Visitante e da Moção de Agradecimento. Pouca gente sabe, mas o Cazaquistão está entre os dez maiores países do mundo e é um grande produtor de fertilizantes. 

Potencial comprador - O país “cresceu” o olho para Mato Grosso do Sul pensando na produção de soja do estado e na pecuária. “Temos uma boa relação, mas podemos crescer. Os 460 milhões de dólares do comércio que tivemos no ano passado por ser elevado até 1 bilhão de dólares, facilmente. Nós podemos importar carne e soja, por exemplo, e exportar fertilizantes. Pretendemos criar empresas conjuntos, no âmbito agropecuário”, disse o embaixador.

Nos siga no