Jogo Aberto

Após implante, chega hora de deputado exibir novas madeixas

Por Anahi Zurutuza, Danielly Escher e Caroline Maldonado | 13/01/2024 07:00
Deputado federal exibiu cabelo novo durante férias.
Deputado federal exibiu cabelo novo durante férias.

Antes e depois - O deputado federal Vander Loubet (PT-MS), finalmente, exibiu o "depois" da transformação capilar. Ele surgiu com a “cobertura nova” durante o recesso parlamentar. Durante algum tempo, chegou a usar boné para disfarçar os pontinhos do implante que resolveu fazer, assim como outros colegas parlamentares. Mas, teve de tirar o acessório da cabeça e revelou que havia apelado para a técnica. Dois meses depois, mostrou o resultado em fotos de viagem com a família, publicadas em rede social.

Arranjos - A primeira quinzena do ano tem servido para definir quadro de servidores, inclusive, para atualizar o arranjo de funcionários cedidos pela Prefeitura de Campo Grande. Em publicação de sexta-feira (12), boa parte das páginas do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) foi para autorização de cedência de servidores por mais um ano.

Destino - Apesar de lotados na prefeitura, muitos vão seguir trabalhando na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande), UFMS (Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), IFMS (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e outras entidades, além da Câmara Municipal de Campo Grande.

Novidade - A prefeita Adriane Lopes (PP) sancionou projeto de lei do vereador Valdir Gomes (PSD) para que o Parque de Exposições Laucídio Coelho passe a sediar uma Feira de Exposição Aviária, sempre nos meses de agosto. A ideia é promover o encontro dos grupos de criadores da cidade para que troquem experiências e façam negócios. Como a lei oriunda de projeto autorizativo, agora vai depender da vontade da prefeitura tirar a feira do papel.

Início dos trabalhos - Entre os primeiros vetos aos projetos de lei em 2024, Adriane Lopes rejeitou a ideia do vereador Juari Lopes, o "Professor Juari" (PSDB), de criar o Programa "Escola Feliz". A prefeitura argumentou que o projeto de "tornar a escola um ambiente mais feliz" invade a sua competência. Outro veto foi parcial, à proposta de ampliar a representatividade no conselho e comitê do Servimed, incluindo sindicalistas, mas a prefeitura alega que não pode inserir pessoas sem vínculo.

Coitado do carteiro - Trocas de nomes de rua geralmente causam polêmica, mas um projeto de lei conseguiu aprovação de moradores para alterar o nome da Rua Fluviópolis, que fica no Bairro Parque Atlântico, para Rua Comendador Youssef Ibrahim. A lei foi proposta pelo vereador Ademir Santana (PSDB) e sancionada pela prefeita Adriane Lopes (PP) para valer a partir desta sexta-feira (12).

Superprodução - Sem dúvida, entre os pré-candidatos à Prefeitura de Campo Grande o rei dos “blogueirinhos” é o deputado federal Humberto Pereira (PSDB), mais conhecido como Beto Pereira. Não deixa de postar vídeos, e em um dos últimos o parlamentar apresenta novas arenas esportivas em Campo Grande. “Confere aí se seu bairro será contemplado”, diz enquanto aparecem belas imagens aéreas dos campos. A internet é um canal democrático, aberto... Já a superprodução do material... aí são “outros quinhentos”.

Esperar pra quê? - A propaganda eleitoral só pode ser feita a partir de 16 de agosto de 2024, data posterior ao término do prazo para o registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. Mas há algum tempo as redes sociais já se transformaram em um tipo de horário eleitoral antecipado.

Não perdem tempo - É claro que as postagens não vêm acompanhadas de “por isso eu peço seu voto”, mas quem está de olho em uma vaga de prefeito ou vereador aproveita o espaço livre para vídeos bem produzidos com “cara” de propaganda eleitoral gratuita. As postagens trazem cenas produzidas e políticos com “pinta” de apresentadores.

Tudo limpo - Boa notícia para quem abastece em Campo Grande. Nesta semana, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) divulgou o resultado de mais uma rodada de fiscalizações em todo o Brasil. Na maioria, encontrou irregularidades, mas em Mato Grosso do Sul os fiscais não acharam nada de errado. Tudo bem que a amostragem foi bem pequena, a equipe só esteve em quatro postos de combustíveis e duas revendas de GLP de Campo Grande.

Nos siga no