Jogo Aberto

Afastado da função, delegado faz tour pelo Chile

Anahi Zurutuza, Jéssica Benitez e Jhefferson Gamarra | 17/08/2022 06:00
Delegado em foto postada nesta terça-feira (16). (Foto: Reprodução das redes sociais)
Delegado em foto postada nesta terça-feira (16). (Foto: Reprodução das redes sociais)

Turistando - Afastado das funções desde junho, após ser alvo da Operação Codicia (ganância, em espanhol), o delegado de polícia Rodrigo Blonkowski está aproveitando o tempo livre para turistar. Nesta semana, ele postou fotos em rede social do tour pelo Chile. O servidor esteve em vinícola, onde fez degustação de queijos e vinhos, passeou pelas ruas de Valparaíso e esteve na cidade de Vina Del Mar, cuja costa é banhada pelo oceano Pacífico. 

Investigação – Em junho, Blonkowski chegou a ser preso por posse ilegal de munições durante buscas na casa dele, em Corumbá, e o afastamento, assinado pelo corregedor-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Clever José Fante Esteves, é por tempo indeterminado. O delegado atuava em Ponta Porã e é investigado por supostamente participar de esquema de cobrança de propina para a liberação de veículos apreendidos na fronteira com o Paraguai. 

Idade - Nunca é tarde para começar. Estreante em eleições, o candidato a vice-governador na chapa do União Brasil, produtor rural Alberto Schlatter (Pode), é o postulante mais velho registrado em Mato Grosso do Sul. No próximo dia 30, ele completa 90 anos e é a primeira vez que ele se candidata. 

Mais – Logo atrás “no ranking da melhor idade”, estão três nomes já conhecidos do eleitorado sul-mato-grossense: Zé Teixeira (União Brasil) com 82 anos, George Takimoto (MDB) com 81 anos e Londres Machado (PP) com 80 anos. Todos são candidatos a deputado estadual e têm ou tiveram mandato na Assembleia Legislativa. 

Novinhos – Entre os candidatos mais jovens nestas eleições, dois têm apenas 21 anos: Juliano Alexandre (Psol) e Raissa Lopes (Pode). Ambos tentam eleição como deputados estaduais. Raissa não é estreante. Apesar da pouca idade, tentou ser vereadora por Campo Grande em 2020. 

Julgamento – Embora já esteja permitido chamar o concorrente destas eleições de candidato, a Justiça Eleitoral começou agora a julgar se os registros de candidatura estão aptos ou não à disputa. Até o momento, 15 nomes foram deferidos em Mato Grosso do Sul, nenhum foi indeferido. O restante aguarda julgamento. 

Sorteio - O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) define, nesta quarta-feira (17), a ordem em que será veiculada a propaganda dos candidatos no horário eleitoral gratuito de rádio e TV, que começa em 26 de agosto. O encontro será coordenado pelo juiz Wagner Mansur Saad. 

Rumo aos 55 – Após legislar em causa própria, ao propor na Câmara Municipal o Dia Municipal do Nutrólogo, o médico e vereador Sandro Benites (Patriota) protocolou outros dois projetos semelhantes: a criação do Dia do Ortopedista e Dia do Cardiologista. De acordo com o CFM (Conselho Federal de Medicina), no Brasil existem 55 especialidades médicas, caso o parlamentar queira contemplar todos os profissionais, vão faltar dias no Calendário de Campo Grande. 

Inflado – Na mesma pegada, de lotar o calendário municipal com datas comemorativas, o vereador Otávio Trad (PSD), que recentemente sugeriu a criação do Dia da Cerveja, protocolou novo projeto para a criação do Dia Municipal da Música Sertaneja Universitária. Como justificativa o parlamentar apontou a preocupação em “valorizar e destacar” esse estilo musical. 

Prêmio – Mato Grosso do Sul terá cinco representantes em um dos principais eventos voltados para o setor de comunicação no País, o Prêmio Top Mega Brasil. A premiação irá reconhecer profissionais e agências de comunicação divididos pelas cinco regiões. Entre os finalistas da região Centro-Oeste, estão Anderson Polarini (Suzano), Bianca Nigres (Energisa) e Sidnei Ramos (Eldorado Brasil), na categoria executivos de comunicação, e as agências Contexto Mídia e Resultado, na categoria agências de comunicação corporativa.

Nos siga no