Esportes

Trabalhadores comemoram Dia do Garçom com torneio de sinuca em Campo Grande

Gabriel Neris | 30/07/2012 19:04

Confraternização continua na quarta-feira com torneio de futsal no ginásio do Sesc. No dia 6 de agosto acontece a tradicional Corrida da Bandeja

Gerson Pinheiro participa de torneio de sinuca que reuniu 30 trabalhadores (Foto: Gabriel Neris)
Gerson Pinheiro participa de torneio de sinuca que reuniu 30 trabalhadores (Foto: Gabriel Neris)

A tarde desta segunda-feira (30) foi dedicada para aqueles que passam horas da noite trabalhando. O dia do garçom é comemorado somente no dia 11 de agosto, mas o Sinthorems (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart Hotéis, Moteis, Flats, Restaurantes, Bares, Lanchonetes e Similares de Campo Grande – MS) decidiu iniciar as confraternizações hoje com o torneio de sinuca na Balabuska Snooker Bar.

A brincadeira reuniu 30 trabalhadores no estabelecimento. Para o campeão da disputa, um netbook como prêmio. O segundo e o terceiro colocado também seriam premiados com um home theater e uma bicicleta, respectivamente.

Para o diretor financeiro da Sinthorems, José Antônio Prazeres, está é a única oportunidade de reunir no ano os garçons de Campo Grande. “Todos são trabalhadores registrados. Hoje é a festa do garçom, único dia que a maioria dos estabelecimentos não abre ou que pelo menos a demanda de clientes é menor”, conta.

Segundo Prazeres, já são 20 anos promovendo a confraternização da categoria. No início eram entre 150 e 200 pessoas se divertindo, hoje a expectativa é que pelo menos 2.000 pessoas estejam em todas as brincadeiras.

De acordo com Prazeres, atualmente o sindicato conta com 7.000 trabalhadores sindicalizados.

Entre os trabalhadores estava o paraguaio Davi Gamarra, de 27 anos de idade. O garçom mora em Campo Grande há 10 anos. Desde então sempre trabalhou na área quando decidiu deixar Ponta Porã.

“Foi meu primeiro emprego. Decidi vir com a família, fiz curso e estou aqui. Minha vida é aqui”, comenta o paraguaio, entre uma tacada e outra.

Gamarra conta que além de ser garçom também reserva tempo para a música. “Sou cantor e compositor. Fiz shows em Jardim, Bela Vista”, exalta.

Quando o torneio de sinuca começou o clima amistoso entre os garçons foi embora. A brincadeira ficou séria. Trios foram divididos para jogar e para manter a credibilidade da competição, fiscais foram escaldos para acompanhar de perto cada partida.

Tomando cerveja e conversando com os amigos de profissão estava Gerson Souza Pinheiro, de 35 anos. São dois anos e meio como garçom, tempo suficiente para ter certeza que ser motorista, sua antiga profissão, não faz mais parte dos planos.

“Aqui é muito gostoso, a gente aproveita, relaxa. É sempre bom um dia de festa, sempre participo, mas é só pela moagem mesmo”, diz o curitibano, que mora em Campo Grande há 15 anos.

As comemorações do dia do garçom continuam na próxima quarta-feira com o torneio de futsal no ginásio do Sesc. No dia 6 de agosto acontece a festa de confraternização e a tradicional Corrida da Bandeja.

Nos siga no